INTRODUÇÃO AO CATECISMO ROMANO: A Fé



Nas sagradas escrituras, o termo "fé" admite várias significações. Aqui vamos falar daquela virtude pela qual assentimos plenamente a tudo quanto nos foi revelado por Deus.


Ninguém terá justo motivo de duvidar que essa fé seja necessária para a salvação, mormente por estar escrito que "sem fé não é possível agradar a Deus".

Realmente, o fim de que se propõe ao homem para sua bem-aventurança, é tão elevado que não poderia descobrir a agudeza do espírito humano. Era, pois, necessário que o homem recebesse de Deus tal conhecimento.

Ora tal conhecimento não é outra coisa senão a própria fé, cuja virtude nos leva a ter por certo o que a autoridade da santíssima Mãe Igreja declara ser revelado por Deus. Nenhuma dúvida pode ter os fiéis das afirmações que vem de Deus, porque Deus é a própria verdade. Este critério nos faz compreender a diferença entre a fé que temos em Deus, e a fé que se dá aos autores de história humana.

A fé tem graus de extensão, e admite vários graus de grandeza e dignidade, como se depreende da sagrada escritura:"Homem de pouca fé!" - E ainda :"Fé sem obras é morta". - "A fé que opera pela caridade".
 

Entanto, a fé é uma só virtude, e aos diversos graus que possa ter entram perfeitamente na mesma definição. Quantos frutos, e quantas vantagens de dela se tiram, é o que veremos ao ver na explicação dos Artigos do Símbolo. Na próxima aula vamos iniciar uma série de estudos sobre a nossa fé a partir do Símbolo Apostólico.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS