INTRODUÇÃO AO CATECISMO ROMANO: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso...

Estas palavras querem dizer: creio com toda a certeza, e sem nenhuma hesitação confesso a Deus Pai, a primeira pessoa da Santíssima Trindade, que pela virtude de sua onipotência criou do nada o próprio céu, a terra e tudo que se contém em suas dimensões; que sustenta e governa todas as coisas criadas. Não só de coração creio, e de boca o confesso, mas com o maior afeto filial piedade a ele me entrego, por ser o bem sumo e perfeito.

 Neste lugar a palavra "creio", não tem a significação de "pensar", "julgar" ou "dar opinião". Conforme a doutrina da sagrada escritura, significa uma adesão absolutamente certa. Pela qual a inteligência aceita, com firmeza e constância, os mistérios que Deus lhe manifesta.



A concluirmos pelo que foi dito, quem recebeu o celestial conhecimento da fé, já não sente o desejo de investigar só por curiosidade. Quando nos deu o preceito de crer, Deus não nos incumbiu de sondar os juízos divinos, nem de lhes aferir as causas e razões. Prescreveu-nos, ao contrário, uma fé inalterável, cuja ação faz a alma repousar no conhecimento da verdade.


(Fonte: Catecismo da Igreja Católica).

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS