II Domingo do Advento: "João enviou dois de seus discípulos a dizer-lhe: És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro" (Ev.)


A liturgia está repleta de pensamentos do profeta Isaías, o profeta por excelência da vinda do Senhor. São Paulo na Epístola, e Nosso Senhor no Evangelho, fazem ver que os oráculos do grande profeta encontram plena realização com a vinda do Messias. Não se limita apenas a este Domingo a importância dada ao profeta Isaías pela liturgia do Advento. Não há dia em que, nas Matinas, não se leia algum passo de suas profecias; são todas dele as lições do sábado das quatro têmporas; e no Natal a liturgia serve-se ainda das suas palavras para cantar o Emanuel nascido da Virgem, a alegria da Nova Jerusalém que agora abrange todo o mundo e as divinas grandezas do Príncipe da paz.
Em Roma a estação era a basílica de Santa Cruz em Jerusalém, onde se conserva grande parte da verdadeira Cruz trazida de Jerusalém.
Evangelho de Domingo:
Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo:
Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:
Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?
Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes:
os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres...
Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda!
Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis.
Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta.
É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1).

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS