São Sebastião, Mártir (PADROEIRO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO)





São Sebastião, Mártir (PADROEIRO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO)
Postado por Elias, O Profeta










Nos primórdios do Cristianismo, fora sepultado São Sebastião, cujo martírio aconteceu no mesmo dia de São Fabiano Papa, mas há cinqüenta anos mais tarde, sob Diocleciano. Santo Ambrósio diz que São Sebastião era milanês de nascimento. Outras notícias são dadas por Arnóbio, o jovem, mais fruto de suas devoções e fantasias, no século V. Amigos do Imperador, São Sebastião teria aproveitado para socorrer os irmãos na fé, os cristãos. Fazia apostolado procurando converter soldados e prisioneiros; aliás o próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio foram convertidos por São Sebastião e sofreram o martírio. O destemido e audaz centurião (o santo) teve de comparecer diante do Imperador para dar satisfação sobre o seu procedimento. O imperador se queixou que tinha confiado nele e que esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído. Foi condenado sem apelação. Sendo amarrado a um tronco de laranjeira, tendo o corpo coberto de flexas envenenadas na presença de toda gente e antigos colegas de ofício.






Irene, uma mulher cristã, providencial, que apreciava os conselhos de Sebastião, junto com um grupo de amigos, foram ao local onde estava o santo, e com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. O desamarraram e Irene o escondeu em sua própria casa e curou as suas feridas. Passado um tempo, nosso querido santo, já curado, quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo a Maximiano, o qual ficou assombrado. Maximiano não deu ouvido os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir aos cristãos e ordenou a seus soldados que o açoitassem até a morte.







Após sua morte, foi enterrado em um cemitério subterrâneo sob a Via Ápia. Mais tarde a Igreja construiu na parte posterior da catacumba um templo em honra do santo: A Basílica de São Sebastião que lá existe até hoje e recebe grande romaria dos seus devotos. Existe ainda uma capela em Palatino em homenagem a São Sebastião. Em cima uma foto de uma pintura (museu de Pushkin) mostrando Irene curando as feridas de São Sebastião. A Irene que cuidou de São Sebastião é a mesma Santa Irene cuja festa é celebrada no dia 30 de Março.








São Sebastião é considerado pela Igreja Padroeiro do Rio de Janeiro. A este título se deve ao fato da expulsão dos Calvinistas franceses do Rio de Janeiro em 1567, no qual São Sebastião foi visto lutando do lado dos portugueses contra os hereges.


Obs: Hoje é o domingo da Septuagésima, e por se tratar de um domingo a festa deste santo só ocorre nas localidades onde ele é tido como padroeiro. É o que acontece no Rio de Janeiro, por exemplo.




(Fonte: Um Santo para cada dia - Mario Sgarbossa, Luigi Giovannini - Paulus - 2005 - 6ª Edição / http://www.cademeusanto.com.br/sao_sebastiao.htm )

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS