Quinta-feira de Cinzas

A estação começou a reunir-se, a partir do século VIII, em São Jorge Verlabro, onde se conservam debaixo do altar-mor os restos do martir deste nome, que é tido com grande veneração pelos gregos. Diz a tradição que era soldado cristão e morreu no tempo de Diocleciano.
A liturgia de hoje insiste no espírito de oração que faz parte da penitência quaresmal. Foi pela oração que Ezequias obteve o prolongamento da vida e o centurião a cura do servo e será por meio dela que alcançaremos de Deus o perdão de nossos pecados e a cura dos male que afetam nossa alma e não a deixa correr pelos caminhos do Senhor. O Evangelho recordava outrora aos catecúmenosque iam entrar no batismo no reino dos Céus; a nós diz que nós devemos ser fiéis aos compromissos assumidos nesses atos, sob pena de sermos excluídos da herança.

Continuação do Santo Evangelho segundo São Mateus: Naquele tempo entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito.
Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei.
Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz...
Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó,
enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.
Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé. Na mesma hora o servo ficou curado.

Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS