CATECISMO ROMANO - Em nome do Pai...



No Símbolo, vemos a seguir a palavra "Pai". Ora dar-se a Deus nome de "Pai" sob vários pontos de vista. Necessário pois, explicar primeiro o sentido, que lhe cabe este lugar.

Ainda que a fé não alumiasse suas trevas, chegaram alguns a reconhecer que Deus é uma substância eterna, da qual tiveram origem todas as coisas, e cuja providência tudo governa, e tudo conserva em sua ordem e posição.

Assim como chamamos de pai a quem funda uma família, e a dirige com critério e autoridade, assim quiseram eles, por analogia chamar de Pai, a quem reconheciam como criador e governador de todas as coisas.

A sagrada escritura emprega o termo também no mesmo sentido. Falando de Deus, devemos lhe atribuir a criação, o domínio e a admirável provisão de todas as coisas (Deut 32,6).

Pelo nome de Pai, a revelação nos permite entrever aos poucos o que se acha profundamente oculto e encerrado naquela "luz inacessível onde Deus habita (Hebr 2,11)", mistérios que a perspicácia do espírito humano não podia certamente atingir, nem tão pouco suspeitar.

O termo indica que, na unidade da natureza divina, não podemos crer na existência de uma pessoa, mas de várias pessoas realmente distintas.

(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - 1962 - Ed. Vozes)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS