CATECISMO ROMANO - EU ACREDITO EM DEUS Pai todo-poderoso, criador do Céu e da Terra

Por via de regra, a Sagrada Escritura emprega muitas expressões para indicar o sumo poder e a imensa majestade de Deus. Mostra-nos, assim, com quanto respeito devemos venerar seu Nome Santíssimo.

Deus declara de si mesmo: "Eu sou o Senhor Todo-Poderoso" (Gen 17,1). Quando ensinava os filhos a José, Jacob rezou por eles: "Meus Deus, o Todo-Poderoso, vo-lo torne propício!"(Gen 43,14) - No Apocalipse também está escrito: "O Senhor Deus, que é, e que era, e que há de vir: o Todo-Poderoso"(Apoc 1,8). Noutra passagem fala "do grande dia de Deus Todo-Poderoso"(Apoc 16,44).

Algumas vezes, enuncia-se o mesmo atributo por meio de paráfrases. Assim acontece nas seguintes passagens: "A Deus, nada é impossível"(Lc 1,37). "Porventura, a mão do Senhor já não terá força?"(Num 11,23) - "Em Vossa mão está usar de poder, quando quiserdes"(Sap 12,18). - E outras mais, do mesmo sentido, que se resumem indubitavelmente nesta única palavra: Todo-Poderoso.

O conceito de Todo-poderoso nos dá a entender que nada existe, nada se pode pensar ou imaginar que Deus não tenha a virtude de realizar. Apesar de poder tudo, Deus não pode todavia mentir, nem enganar, nem ser enganado, nem pecar, nem perecer, nem ignorar coisa alguma. São deficiências que ocorrem numa natureza, cuja operação é imperfeita.

Além disso, não há nada o que mais concorra para firmar nossa fé e esperança do que a convicção, profundamente gravada em nossas almas, de que a Deus nada é Impossível (Lc. 1,37).

Tudo o que nos for necessário crer, por grandes e admiráveis que fossem os mistérios, por mais que transcendam as leis ordinárias da natureza, a razão humana os aceitará com facilidade, uma vez que tenha uma noção exata da onipotência de Deus. Quanto mais sublimes as verdades que vem de Deus, tanto maior sua presteza em aceitá-las.

Quando tem de se esperar algum benefício, [o cristão] nunca arrefece ante a grandeza do bem almejado. Sente pelo contrário, sua coragem e esperança crescerem com a idéia de que a Deus Todo-Poderoso nada é Impossível.

Se neste artigo dizemos que o Pai é Todo-Poderoso, ninguém caia no erro de pensar que só a ele atribuímos este predicado, de sorte que não seja também comum ao filho e ao Espírito Santo. Como afirmamos que o Pai é Deus, que o filho é Deus, e que o Espírito Santo é Deus; assim também dizemos que 0 Pai é Todo-Poderoso, que o filho é Todo-Poderoso, que o Espírito Santo é Todo-Poderoso, sem contudo asseverarmos que haja três onipotências, mas sim um só Onipotente.

Esta fé leva-nos afinal a reconhecer e proclamar os intensos benefícios de Deus para conosco. Quem pensa em Deus Onipotente não poderá ser tão desagradecido que não diga muitas vezes: "Grandes coisas operou em mim, aquele que é poderoso (Luc 1,49).



(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - Ed. Vozes - 1962)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS