Advertem perigo de novo etnocidio no Sudão (ACI)

Dom Macram Max Gassis - Imagem ACI
KONIGSTEIN, 21 Jun. 11 / 01:28 pm (ACI)

O Bispo de Obeid (Sudão), Dom Macram Max Gassis, advertiu que existe o risco de um novo etnocidio na região do sul de Kordofan, localizado no centro do país africano.

Conforme informou na sexta-feira a Associação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado indicou que os mais afetados são os nuba –muçulmanos e cristãos–, que são tratados como pessoas de segunda classe.

Dom Gassi denunciou que o detonante foi o ataque do exército sudanês contra Kadugli, a capital do sul de Kordofan, no começo do mês de junho com o objetivo de destruir igrejas e centros paroquiais cristãos.

"Os observadores falam de uma ação com um objetivo preestabelecido e de limpezas étnicas. Está claro que o Governo de Jartum (Sudão), quer gerar fatos", indicou a AIS.

Em janeiro, o sul do Sudão votou em um referendum a favor de uma independência que entrará em vigor no dia 9 de julho de 2011. Entretanto, o sul de Kordofan é, junto a Abyei e Nilo Azul, uma das três regiões fronteiriças cuja condição ainda não está esclarecida.

A AIS indicou que a população dos Montes Nuba do sul de Kordofan quer pertencer ao sul.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS