Liturgia Católica: O que é liturgia?

Hoje iniciaremos uma nova série de postagens com o objetivo de nos aprofundarmos ainda mais sobre a Liturgia. Iremos estudar e saber de onde vem, como surgiram e para que servem os objetos sagrados e as formas variadas de culto divino dentro da maior e mais antiga instituição do planeta: A Igreja.

Liturgia é o conjunto das regras estabelecidas pela Igreja, em todas as coisas que dizem respeito ao culto público. A liturgia é o conjunto ou "rubricas" derivaram outrora dos outros dos usos próprios das diversas Igrejas. Todas essas medidas emanam hoje da congregação dos ritos, instituída em 1588 por Sisto V, no intuito de fixar os ritos e cerimônias do culto e para zelar pela conservação e exata observâcia dos mesmo. Estas normas regulam as coisas que dizem respeito ao culto divino.

Em termo de vasta extenção, indicando que a liturgia abrange campos muitos variados. Os lugares (edifícios de culto), os objetos, os atos e os tempos de culto: tudo isso é da sua alçada e tem de conformar-se com seus preceitos. Aquilo que por natureza pertencer ao culto público, mas se afastar das regras da Igreja, não é liturgico; as coisas que dizem respeito do culto público. Só o culto público se pauta por estas regras. Logos, não entra no domínio da liturgia nenhum ato de culto externo particular.


A utilidade da liturgia resulta da importância do fim duplo que ela procura: promover a dignidade do culto e alimentar a fé e a piedade dos fiéis.

Fonte: Doutrina Católica - Manual de instrução religiosa para uso dos Ginásios, Colégios e Catequistas voluntários - Curso Superior - Terceira parte - Meios de Santificação - Liturgia - Livraria Francisco Alves - Editora Paulo de Azevedo Ltda - São Paulo; Rio de Janeiro; e Belo Horizonte - 1927

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS