JMJ 2011 – O que pensariam Ferdinando II e Isabel de Castela – Os reis Católicos da Espanha.

Ferdinando II e Isabel de Castela
Ferdinando II de Aragão e Isabel de Castela após a expulsão dos infiéis árabes da península Ibérica formaram juntos o que hoje conhecemos como a Espanha sobe uma sólida base religiosa e moral Católica. Com isso ganharam do Papa o título de Reis Católicos. Foram eles os responsáveis pelo financiamento da viajem de Cristóvão Colombo que acabou descobrindo a América que até então era desconhecida pelos habitantes do velho mundo. Nos dias atuais, mais de cinco séculos após, vemos o retrato de uma Espanha não tão Católica como a de outrora.
Jovens da Igreja e do Papa
A maioria da população Espanhola se considera Católica (76%) e os demais, gnósticos, ateus, protestantes e outras minorias religiosas. Porém o que se vê é que o catolicismo na Espanha não é tão praticado como apontam as pesquisas. Apesar da grande maioria se declarar católicos apenas 29,2 % são realmente praticantes. Nós já temos esta experiência no Brasil do catolicismo de não praticantes, que na realidade são pessoas que são batizadas na Igreja, muitos fizeram a primeira comunhão e receberam o sacramento do crisma entre outros sacramentos, mas na hora de colocar em prática os princípios da religião estão muito longe do termos de crentes e tementes a Deus e muito mais próximos de agnósticos e ateus.

Ao chegar em Madri, como em uma ocasião anterior, o Papa foi recebido com certa hostilidade por muitos manifestantes que protestaram contra a visita do papa em Madri  que segundo eles foi financiada com “dinheiro público”. Mas que dinheiro público? Foi o dinheiro da Diocese de Madri que está financiando os custos da Jornada Mundial da Juventude 2011 e o dinheiro dos Jovens peregrinos. Quando o Papa este no Brasil não me lembro de ter sido as custas do governo e nem que ele tinha sido hospedado em um hotel de luxo na capital paulistana, fora a própria Igreja do Brasil que hospedou o sumo pontífice, que inclusive ficou hospedado no mosteiro de São Bento em São Paulo. O protesto mais estranho de todos foi o beijo gay, que mais parecia uma forma bastante imatura de provocar o Pontífice e os católicos. Isso mostra que os movimentos gays não são tão pacifistas como dizem e que na realidade estão querendo guerra ou como dizem estão querendo "brincar com fogo". Mas já que alguns insistem nas manifestações dizendo “dinheiros dos meus imposto para o Papa não e a para mim sim!” e tantos outros blá, blá, blá, vamos aos dados da atuação social da Igreja Católica na Espanha que estes mesmo parecem ignorar:

Quase 5 mil centros assistenciais, mais de 5.500 escolas e mais de 15 mil missionários: estes são os números da Igreja na Espanha, país que receberá o Papa , com abertura e expectativa.
Segundo o censo 2010 do Instituto Nacional de Estatística, a Espanha tem 46,9 milhões de habitantes. Destes, 92,5% são católicos. Do ponto de vista subjetivo, o Centro de Pesquisas Sociológicas informa que 72,7% dos espanhóis se consideram católicos.
As instituições eclesiais realizam uma ação caritativa e social imensa. A Igreja na Espanha tem 4.459 centros assistenciais, nos quais se atende um total de 2.764.719 pessoas.
Em concreto, há 93 hospitais, 72 ambulatórios, 788 asilos, 435 orfanatos, 301 consultores familiares e centros para a proteção da vida e mais de 3 mil centros especiais de educação ou reinserção social de propriedade da Igreja ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos.
No âmbito educativo, a Igreja trabalha na Espanha com 1.738 escolas infantis e de Ensino Fundamental, 3.694 escolas de Ensino Médio e 153 escolas de ensino superior e universidades. Um total de 1.370.151 alunos estuda em centros católicos.
Em termos gerais, em 2008, a Igreja economizou ao Estado, com suas atividades sociais, educativas e caritativas, 30 bilhões de euros, segundo a Conferência Episcopal Espanhola.
O número de novos batizados aumentou para 314.719, em 2009; as primeiras comunhões foram 244.489; e os casamentos religiosos, 91.386.
A geografia eclesiástica espanhola está composta por 14 províncias eclesiásticas, divididas em 69 dioceses. Conta com 22.674 paróquias, segundo o departamento de estatística da secretaria de Estado do Vaticano.
Neste momento, exercem seu ministério na Espanha: 2 cardeais, 14 arcebispos, 48 bispos residentes e 10 bispos auxiliares. Com relação aos eméritos, há 4 cardeais, 6 arcebispos, 25 bispos e 2 bispos auxiliares.
Ao mesmo tempo, em 2010, realizaram seu trabalho pastoral fora da Espanha 109 bispos espanhóis, distribuídos em mais de 30 países.
Os missionários espanhóis aumentaram para mais de 15 mil, dos quais 2.500 são religiosos, 9 mil, religiosas e mais de 2 mil, religiosos não ordenados.
A eles é preciso acrescentar 842 sacerdotes diocesanos, dos quais 355 trabalham na América Latina. Além disso, mais de 1.500 leigos espanhóis decidiram dedicar sua vida às missões em diversos lugares do mundo.
Atualmente, o país conta com 16.859 sacerdotes diocesanos e 7.990 sacerdotes religiosos. Há 1 sacerdote para cada 1.709 católicos.
Na Espanha, vivem 326 diáconos permanentes, 3.946 religiosos não sacerdotes e 50.653 religiosas professas.
Com relação às vocações ao sacerdócio, há 1.943 seminaristas maiores e 1.963 seminaristas menores, o que representa 4,27 seminaristas maiores para cada 100 mil habitantes.

Fonte: Zenit (http://darwinismo.wordpress.com/2010/12/23/igreja-catolica-espanhola-e-o-seu-trabalho-social/ )

Claro que faltou falar sobre a “terrível” Inquisição Espanhola, que matou milhões, segundo historiadores e protestantes (este segundo grupo agente nem leva mais a sério porque adoram inventar a história). Em 06 de Novembro de 1994 a BBC de Londres transmitiu o documentário "The Myth of the Spanish Inquisitionprotestantes que queriam minar o poder da maior potência mundial na época: a Espanha.

O vídeo explica que cada processo inquisitorial ocorrido foi registrado individualmente durante os 350 anos em que essa inquisição esteve ativa, mas somente agora esses registros estão sendo reunidos e analisados adequadamente. No programa, o professor Henry Kamen, especialista no campo, admitiu que esses registros
Henry Kamen lançou em 1999 o livro The Spanish Inquisition: A Historical Revision. (Yale University Press), que é uma revisão de seu trabalho de 1966 à luz das novas descobertas.
A Igreja Católica também auxilia nas pesquisas, liberando todos os documentos que antes eram guardados em universidades católicas para aprofundamentos e estudos mais minuciosos sobre a Inquisição Espanhola.

Em resposta a provocação de protestantes e outros ao comentarem que adoramos o Papa como deus, nós simplesmente afirmamos uma verdade: "O Papa é o chefe visível da Igreja de Cristo sucessor de Pedro, temos profundo respeito, admiração e veneração de sua posição eclesiástica. Temos grande carinho sim pela sua pessoa porque ele tem uma coisa que vocês não tem, carisma, bondade, humildade. Se por acaso isso ofende alguém ou incomoda é pelo simples fato de não terem nenhuma destas qualidades. Mas podem ficar tranquilos que iremos rezar pelas almas de vocês para que um dia possam desenvolver algo de bom em seus corações".
Como podemos concluir tudo que vemos como os protestos afirmando que a jornada mundial da juventude é financiada como dinheiro público, os protestos de grupos radicais homossexuais beijando enquanto o Papa faz sua visita, é claro que tudo isso é puro ódio a religião sem fundamentos, sem princípios, sem uso da lógica, do bom senso, da razão e pior ainda de forma mais baixa e desprezível. A Igreja Católica hoje no mundo é a única a ser a voz de Deus no mundo condenando a cultura da morte, a sodomia, a fornicação, o adultério que desfiguram o verdadeiro sentido e significado da família e das relações sexuais. A Igreja é porta voz da vida condenando o aborto, a eutanásia, defendendo os mais pobres contra a opressão. E é com profundo pesar que lamentamos que a mídia, inclusive a brasileira, tenta destruir a bela imagem da Jornada Mundial da Juventude 2011 com estes protestos de baixo nível provocado por algumas centenas de fundamentalistas ecológicos e idolatras do sexo, do dinheiro e da sodomia. A mídia está do lado deles e você como católico está do lado de quem? Ferdinando e Isabel neste momento estão imaginando, o que aconteceu com nossa Espanha católica de outrora? O que está acontecendo no mundo agora?


Equipe "Em defesa da Santa fé"

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS