Teologia Ascética e Mística: Natureza da Teologia Ascética e Mística

Para melhor explicarmos como funciona a teologia ascética e mística exploremos sucessivamente: 1º Os nomes principais que lhe tem sido dado; 2º Seu lugar nas ciências teológicas; 3º As suas relações com o Dogma e a Moral; 4º A distinção entre a Ascética e a Mística

1º SEUS DIFERENTES NOMES:

A Teologia Ascética e mística tem diversos denominações:

a) - Chama-se de a ciência dos Santos, e com razão, pois que nos vem dos santos que a ensinaram e sobretudo a viveram, e é destinada a fazer santos, explicando-nos o que é santidade e quais os meios de alcançar.

b) - Outros dão-lhes o nome de ciência espiritual, porque forma espiritualistas, isto é, homens interiores animados com o Espírito de Deus.

c) - Mas como é uma ciência prática, apelidam-na de a arte da perfeição, por ter como fim conduzir as almas à perfeição cristã: ou ainda a arte das artes, por não haver arte mais excelente que há de aperfeçoar uma alma nas mais nobre das vidas, a vida sobrenatural.

d) - Contudo, o nome que hoje mais frequentemente é mais utilizado é Teologia Ascética e Mística.

A palavra Ascética vem do grego (exercício, esforço) e define todo o exercício laborioso  que se refira a educação física e moral do homem. ora a perfeição cristã supõe os esforços que São Paulo de bom grado compara aos exercícios de treino, a que se submetiam os lutadores, para assegurarem a vitória. Era pois, natural designar pelo nome de ascese os esforços da alma cristã em luta para alcançar a perfeição.

Assim o fizeram Clemente de Alexandria e Origenes e, após eles um grande número de santos padres. Não é, pois, de se estranha que se tenha dado o nome de Ascética à ciência que trata dos esforços necessários para adquirir a perfeição cristã.

Seu embargo, durante longos séculos, o termo que prevaleceu para designar esta ciência foi o de Teologia Ascética e Mística (misterioso, secreto e sobretudo segredo religioso), porque ela expunha  os segredos da perfeição.

Depois houve uma época em que estas duas palavras foram empregadas no mesmo sentido; mas veio a prevalecer o uso de reservar o nome de Ascética à parte da ciência espiritual até o limiar da contemplação, e o nome de Mística à que se ocupa da contemplação e da via unitiva.

Como quer que seja, resulta de todas as noções que a ciência de que nos ocupamos é sem dúvida a ciência da perfeição cristã: eis o que nos vai permitir assinalar-lhe o lugar que lhe compete no plano da teologia.

(Fonte: Compêndio de Teologia e Ascética e Mística - AD. Tanquerey - 1961)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS