Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Matrimônio (casamento): Sacramento indissolúvel?

Heresia protestante: Por que a Igreja proclama o matrimônio como sacramento indissolúvel? Os outros crentes adotam a lei cível sobre o casamento e o divórcio.
Afinal, qual é o ensinamento da Bíblia?

Resposta:

1. A Bíblia não deixa nenhuma dúvida a respeito: “Mateus 19, 3-9”. Aqui, Jesus responde aos fariseus acostumados a repudiar facilmente as suas mulheres. E São Paulo Apóstolo também pregava: “1 Coríntios 7, 10-11”.
Assim, vemos nas declarações da Bíblia, que não há mais lugar para divórcio e novo matrimônio, entre cristãos casados.

2. Sacramento: Na carta aos Efésios, São Paulo recomenda: “Efésios 5, 25-33”. O Sacramento é o contrato natural do matrimônio, e a convivência cotidiana do casal cristão, representa e encarna o amor fecundo de Cristo à Sua Igreja, elevando a família à condição de Igreja Doméstica.
É verdade que nos primeiros séculos, no tempo da perseguição, o sacramento do matrimônio não tinha fórmulas estabelecidas e era contraído em ambiente familiar, mas a Igreja Católica nunca o entregou as autoridades civis do estado, como fazem muitos crentes, e depois orienta em detalhes as exigências para sua válida celebração na Igreja.

3. Mesmo que a Igreja Católica nunca aprove o divórcio (em obediência aos Sacramentos instituídos por Jesus Cristo), em alguns casos o Tribunal Eclesiástico do Matrimônio pode declarar a nulidade de um matrimônio, quando depois de séria investigação fica provado que, na celebração de “tal” casamento na Igreja, faltaram as condições essenciais para sua validade, exigidas pela lei da Igreja (idade, liberdade, etc). Isso não é divórcio, mas sim, uma declaração de que, apesar da cerimônia religiosa, o “tal” matrimônio não era validamente contraído.

4. Para todos os casados vale a “recomendação” bíblica: “Hebreus 13, 4”.

E gravem em seus corações este recado importante: “Hebreus 13, 9”.

(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS