Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: A Bíblia como única fonte de verdade

Heresia Protestante – única fonte da Fé?

Para os protestantes a Bíblia é a única fonte da fé a da revelação divina, enquanto os católicos reconhecem três fontes: A Bíblia, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Quem tem razão?

Resposta: A Bíblia não apresenta nenhum índice dos Livros Sagrados, e não afirma em nenhuma parte, ser ela a única fonte da fé e da Palavra de Deus. Ao contrário, nela, lemos que por muitos séculos Deus confiou oralmente a sua Palavra e Aliança a Noé e Abraão, que pela tradição oral passava do pai para filhos por muitas gerações: “Gênesis 4, 8-9” e “Gênesis 15, 18-19”.

Depois de escrever os primeiros livros da Bíblia, guardados na Arca da Aliança, o ensinamento Bíblico foi confiado ao sacerdote Aarão e seus filhos: “Levítico 10, 8-11”.

Também, Jesus não escreveu nenhum livro e nem mandou escrever, mas escolheu, ensinou e autorizou oralmente os Apóstolos, ordenando-lhes: “Mateus 28, 18-20”.

Cumprindo a ordem de Jesus, os primeiros cristãos espalharam o Evangelho verbalmente, em toda a parte. Vejam as cartas de São Paulo: “Tito 1,5”, “2 Timóteo 2, 1-2”, “1 Tessolonicenses 2,15”.

Sobre a autoridade de Pedro: “Atos dos Apóstolos 15, 6-29”.

Autoridade, este, recebida de Jesus: “Mateus 16, 18-19”.

Jesus ainda acrescenta a promessa: “João 16, 12-13”.

Portanto, lógica e cronologicamente Jesus:

1. Escolheu, autorizou e enviou os Apóstolos, sob a presidência de Pedro a evangelizar os povos, estabelecendo assim o Magistério da Igreja;

2. Nos ensinamentos orais e pelas cartas, foi transmitido pelos Apóstolos, como Tradição Apostólica: “Mateus 1,5”, “2 Timóteo 2,12” e “1 Pedro 5, 1-2”.

3. Somente depois de mais de dois séculos, o Papa reunido com os Bispos em Concílio, com sua autoridade, declarou uma parte destes escritos da Tradição, com Cânon de Livros Sagrados, Sagrada Escritura ou Bíblia, reservando-se o direito e a obrigação de vigiar sua autêntica interpretação, de acordo com a Tradição Apostólica.

Quando os católicos obedecem ao Magistério da Igreja, estão certos que cumprem a vontade de Deus.

Os protestantes, porém, para os quais somente a Bíblia é a única fonte da Palavra de Deus, seriam ainda hoje obrigados a cumprir todas as prescrições do Antigo Testamento. Exemplo:
- “Êxodo 35,3”, “Levítico 19,19”, “Êxodo 23, 10-11”, “Levítico 25, 3-5”, “Levítico 19, 23-25”, “Levítico 17, 10-14”, “Levítico 19,26”, “Levítico 11, 1-47”, “Êxodo 35, 1-3”, “Levítico 20, 9-27”, “Levítico 24, 10-23”.

Qual a seita que está cumprindo estas e outras prescrições do Antigo Testamento?

E qual é a desculpa pelo não cumprimento?

(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
 
(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS