Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante:Acusação: Santificação do sábado ou domingo?

Questionamento Protestante: Santificação do sábado ou domingo?

Objeção: A Bíblia ordena: “Êxodo 20, 8-10” Lembra-te de santificar o dia de sábado.

Resposta: Jesus afirma: “Marcos 2, 27-28”. E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."

Sendo, pois, o Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para domingo, o dia da Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como atesta toda a tradição cristã: “Marcos 16,9” e “Ato dos Apóstolos 2,1”. Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.

Também as provas indiretas da santificação do domingo já no tempo dos Apóstolos, vejam: “Ato dos Apóstolos 20,7” "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite". e “1 Coríntios 16,2”. "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar, para que não esperem a minha chegada para fazer as coletas."

No último livro da Bíblia: “Apocalipse 1,10”. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta...

Quase todos os biblistas estão de acordo com os cientistas, de que os sete dias bíblicos da criação, não eram sete dias de “vinte e quatro” horas, mas sete dias de milhares de anos.

Não existe povo ou cultura, que possa historicamente provar, qual dia da nossa semana era o primeiro dia.

O “sábado bíblico”, na língua hebraica, está relacionado com “descanso” e com o “sétimo dia”. Daí a intenção do autor da Bíblia era: ordenar à humanidade que trabalhasse durante seis dias, e no sétimo, dedicando em sua honra.

Por isso, a Igreja Católica respeita os muçulmanos que respeitam o “sétimo dia do descanso” na nossa sexta-feira; como também os judeus que o celebram no sábado.

Nós, os cristãos, desde o primeiro século, escolhemos para o dia do descanso o dia histórico de domingo, o dia da nova criação em honra da Ressurreição de Jesus Cristo.

(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
 
(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS