13 de Janeiro – Comemoração do Santo Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo


Do Antigo Ofício que se rezava neste dia e que nos recordava o Batismo do Senhor e a Manifestação de Sua Divindade, resta-nos hoje as orações e o evangelho. O mais e mais da Missa da Epifania. Neste tempo vemos de novo aparecer a figura de São João Batista, que desempenha papel relevante na Liturgia do Advento. O Messias que anunciara chegou e começará em breve a sua vida pública de reparação e redenção do homem caído e arruinado pelo pecado e pelos caminhos tortuosos que andara fora da casa paterna. João, que vira o Espírito Santo descer sobre Ele e que tinha ouvido o Pai declarado Solenemente sua Filiação Divina, vai antes de sumir do público para a penumbra do cárcere de Herodes, prestar-lhe o último testemunho de Fé. Vai Proclamar diante de Israel incrédula que este é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e que os batizará no Espírito Santo.



Jesus Santificou com o contato de seu Santíssimo Corpo as águas do Jordão, para que os de futuro fossem mergulhados nas águas do Batismo, se santificasse na água e no Espírito Santo.



Continuação do Santo Evangelho de São João. Naquele tempo: João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim. Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel. (João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus.

Fonte: (Missal Cotidiano e Vesperal por Dom Gaspar Lefebvre Beneditino da Abadia de Santo Andre – 1950)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS