Especial: Contradições do Carnaval - A miséria ignorada pelo Luxo dos desfiles

O contraste entre o Luxo das Escolas de Samba e a Miséria
apresentada na favela atrás do carro alegórico
Em recente pesquisa do IBOPE foi revelado que a maioria dos brasileiros não pretendem pular o carnaval e sim usar o feriado para descansar:

"Neste Carnaval, a maioria dos brasileiros quer sossego. Segundo pesquisa online do IBOPE Inteligência realizado no painel CONECTAí, 74% dos entrevistados vão aproveitar o feriado para descansar, enquanto 16% vão pular Carnaval. Mais da metade (60%) ficará na cidade onde mora, contra 30% que irão viajar."

Esta informação nos aponta de forma clara e objetiva a mentira que geralmente é divulgada pela grande mídia quando nos fala do Carnaval. Os Grandes órgãos de mídia expõem as festas carnavalescas de forma distorcida, fazendo com que assim, a população acredite que em sua grande maioria os brasileiros participem destes eventos. O IBOPE veio desmentir a grande farsa veiculada pelos grandes propagandistas da festa do Momo:

"A maioria dos entrevistados gosta do Carnaval, sendo que 23% gostam muito e 36% gostam, mas não muito. Entre aqueles que mais gostam estão os moradores das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, da classe A, em sua maioria mulheres. Mas há quem não goste de Carnaval: 41% declaram não gostar, sendo que 13% “detestam”, especialmente jovens entre 16 e 20 anos."

Observe claramente que há uma verdade sendo dita porém em oposição aos dados anteriores: 23% gostam muito do carnaval, porém,  somente 16% vão pular o carnaval; 36% gostam mas não muito; como assim? Algo obsoleto e obscuro da pesquisa que não explica o motivo pelo qual esta parcela gosta do carnaval de forma parcial. O que dá-se a entender que estes gostam da folga do carnaval e não da bagunça. Os demais 41% da população não gostam do carnaval e destes, 13 % detestam a festa do Rei momo.
Carnaval nas pinturas do francês Debret

Esta pesquisa foi divulgada recentemente pelo IBOPE em 16/02/2012 em uma pesquisa realizada com internautas de todo o Brasil pelo painel "CONECTAí". Vamos agora pensar como 56% da população gostam do carnaval se apenas 19% pulam e entram no clima dos festejos carnavalescos. É óbvio que dentre estes "que gostam muito" ou "que apenas gostam de forma parcial" que são em sua maioria os que irão descansar nestes dias de folia. Em 2004 foi realizada esta mesma pesquisa que obteve os seguintes resultados:

"Segundo estudo do Instituto Sensus feito em 2004 em todo o Brasil, 57% dos brasileiros não gostam de carnaval e somente 21% pretendiam brincar nas ruas ou viajar para brincar no carnaval. A pesquisa mostrou ainda que 49% dos brasileiros queriam descansar em casa no feriado e apenas 6% pretendiam viajar".

Pelos dados apresentados acima parece que o número de foliões reduziu muito de 2004 até os dias atuais. As principais reclamações dos brasileiros em relação a esta festa tão divulgada pela mídia como sendo a maior festa popular do país são: A violência, os assaltos, a baderna provocada pelos foliões, o clima de anarquia presente nas ruas, a pornografia, e a falta de bom senso dos participantes destes eventos.

Outro fato que nós destacamos, é que quando se trata de feriados a imprensa brasileira trata logo de falar que o país perde bilhões com os dias não úteis. O interessante é que quando se fala de carnaval não há nenhuma nota ou referência sobre este assunto. Porque será? Quanto a mídia deve ganhar com os desfiles das escolas de Samba e a cobertura de outros eventos do mesmo porte? Esta fica para o leitor pensar.
Contraste social bastante nítido nos grandes centros urbanos
do Brasil
Somos atualmente a sétima economia do Mundo, mas os contrastes são gritantes entre a miséria dos subúrbios com o luxo das passarelas do samba. Em 2002 éramos 170 milhões de habitantes, sendo que 49,6 milhões de brasileiros vivendo na miséria, com uma renda mensal inferior a R$ 79,00. Atualmente continuamos com estes indicadores vergonhosos:

"Relatório da ONU (Pnud), divulgado em julho, aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul."

"Há, sim, melhoras em nosso país. Entre 2001 e 2008, a renda dos 10% mais pobres cresceu seis vezes mais rapidamente que a dos 10% mais ricos. A dos ricos cresceu 11,2%; a dos pobres, 72%. No entanto, há 25 anos, de acordo com dados do IPEA, este índice não muda: metade da renda total do Brasil está em mãos dos 10% mais ricos do país. E os 50% mais pobres dividem entre si apenas 10% da riqueza nacional."

Com este vergonhoso quadro vemos poucos tendo acesso á um ensino de qualidade e uma boa formação para ter um bom emprego e a qualidade de vida. A mulher deixou de ter seu papel de matriarca da família e dona de casa para se inserir no mercado de trabalho com o objetivo de auxiliar na renda familiar. A educação dos filhos além de ser uma das piores do mundo ainda não tem o amparo e o cuidado merecido que deveria vir dos pais. Enquanto isso milhares se apegam as novelas que propagam todo o tipo de corrupção e deturpação da moral e dos bons costumes das famílias cristãs.
Socialista na Revolução mexicana em que atiram na
imagem do Sagrado Coração de Jesus
O ódio a religião é algo marcante na filosofia marxista
Graças as novelas as mulheres deixaram de ter uma posição familiar de destaque que somente elas podem e devem ter por natureza como educadora e o coração da família para ser um símbolo de oposição a figura masculina e um símbolo de sensualidade. O divórcio ganhou um novo papel na sociedade dessacralizada tornando um libertador da mulher oprimida para viver uma falsa ilusão de amor criada desde os romancistas do início do século XX até a deturpação causada pelas telenovelas no início deste novo século. O homem tem cada vez seu papel diminuído e segregado. O papel do homem como patriarca e chefe da família perdeu espaço ou praticamente foi abolido. Reduzem-se os salários para que a mulher disputem o mercado de trabalho com o homem.

Vivemos tempos extremamente difíceis para os que desejam e anseiam pelas verdadeiras felicidades eternas. A Religião é vítima de todos os tipos de ataques, desde o joio presente na plantação do Senhor até os ataques externos que não são poucos. Socialistas educam nossos filhos em nossas escolas a serem ateus materialistas e a destruírem os valores transmitidos pelos pais e pela Igreja. Os Ateus práticos com teorias das mais absurdas que tentam de todas as formas negarem o Divino e caírem no absurdo de negarem a existência histórica de Cristo. Estes usam de argumentos sem provas utilizando apenas uma gama de especulações de fatos sem comprovações técnicas e plausíveis. Além de tudo isso a barca de Pedro sofre ataques de hereges, que dia e noite não se cansam de caluniar a sã doutrina, e o ataque de religiões pagãs que como "papagaios" repetem os mesmo argumentos de céticos e cismáticos.

Não se deixe enganar pelo luxo e pelo brilho das fantasias que escondem uma realidade obsoleta e cruel a nossa nação. O Brasil não é a terra do carnaval e sim o país que esconde seus graves problemas educacionais, sociais, morais, éticos e religiosos nesta festa mundana sem sentido.

Amanhã falaremos sobre a preparação para a Santa Quaresma.

Fonte: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=202E886B3B5044E3832579A600641FF9

http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/01/index.php?option=com_content&view=article&id=21:brasil-pais-de-contrastes&catid=12:palavra-da-diretoria&Itemid=17

http://correiodobrasil.com.br/desigualdade-social-no-brasil/175165/

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-e-terceiro-pior-do-mundo-em-desigualdade,585384,0.htm

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS