Nossa Senhora do Sábado: Dogma da Imaculada Conceição

Imaculada Conceição

32 - Maria, como todo descendente de Adão, herdou a mancha do pecado original?

Não. Desde o primeiro instante da sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus, em virtude dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, Ela foi preservada imune de toda a mancha do pecado original. Por isso, a Igreja a chama: Imaculada Conceição.

33 - Este privilégio diz apenas imunidade de pecado (original e atual) e de concupiscência?
Não. Maria não somente foi preservada da mancha do pecado e da chama da concupiscência, mas, desde o primeiro instante de sua conceição imaculada, foi cumulada de graças por Deus, num grau incomparavelmente superior a todos anjos e homens. Por esse motivo o Anjo a saudou: "Ave, cheia de graça".

34 - Maria também foi remida pelo Sangue de Jesus, na Cruz ?
Sim, Maria também foi remida pelos merecimentos de Jesus Cristo, seu divino Filho, só que de um modo especial e singular Os merecimentos do Salvador tiveram por efeito não purificar sua Mãe, mas preservá-la do pecado que Ela devia contrair como filha de Adão. Para Maria, a Redenção não foi liberativa, mas preservativa.
35 - Por que Maria foi preservada do pecado original ?
Porque escolhida para ser a Mãe de Deus. O Salvador não poderia ter escolhido formar seu corpo adorável de uma carne que tivesse sido manchada com a nódoa do pecado. E Santo Anselmo diz que Deus, conservando puros milhões de anjos no meio da ruína de tantos outros, não podia deixar de preservar da queda comum a Mãe de seu Filho e Rainha dos anjos.
36 - A Imaculada Conceição de Maria é um dogma definido pela Igreja?
Sim, o Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854, definiu solenemente como de fé católica a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, na Bula "Ineffabilis Deus": "...com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo e com a Nossa, declaramos, pronunciamos e definimos: A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, ao primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isso deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis" (n. 41).
37 - Esta verdade está, de fato, contida no Depósito da Revelação?

1) Na Sagrada Escritura:

a) "Porei inimizades entre ti e a mulher; entre a tua descendência e a descendência dela (...) ela te esmagará a cabeça" (Gen 3, 15). Conforme a doutrina constante da Igreja, a "mulher" de que fala o Gênesis é Maria, Mãe de Jesus, sua "descendência". Nessa passagem são prenunciadas a comum inimizade e comum vitória total do Redentor e de sua Mãe Santíssima sobre o demônio. Ora, essas "inimizades" e essa vitória ("Ela te esmagará a cabeça") supõem, não somente em Jesus, mas também em Maria, uma total ausência de pecado, mesmo original.

b) "Ave, cheia de graça; o Senhor é contigo" (Lc 1, 28). O sentido exato, da saudação do Anjo, "Ave, cheia de graça" (kecharitoméne) é que Maria nunca esteve sem a graça. Logo nunca esteve com o pecado.
"Toda és formosa, amiga minha, e em ti não há mácula" (Cânticos 4,7). A Igreja aplica estas palavras a Maria, Esposa castíssima do Espírito Santo. E ainda estas: "Como a açucena entre os espinhos, assim é a minha amiga entre as donzelas" (Cânticos 2, 2).
2) Na Tradição: expressa no ensino oficial da Igreja, na Liturgia, na pregação constante dos Padres e doutores.
A própria razão nos persuade desta verdade. Maria e Mãe de Deus. Portanto, era sumamente conveniente à Santíssima Trindade que Ela fosse imaculada.
38 - Em que dia celebramos a festa da Imaculada Conceição?
No dia 8 de dezembro.
Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS