Nossa Senhora do Sábado: Dogma da Maternidade divina

Maternidade divina

39 - Será Maria a Mãe de Deus?

Sim, Maria é Mãe de Deus, porque, embora não tenha gerado a natureza divina, nem a pessoa divina, enquanto tal; gerou, todavia, a natureza humana hipostaticamente unida à pessoa divina. A natureza humana de Jesus só existe e só existiu unida hipostaticamente à pessoa divina. Ora, o termo completo da geração é a pessoa e não a natureza. Portanto, Maria deu à luz uma Pessoa divina, é Mãe de Deus.
40 - Quando Nossa Senhora se tornou Mãe de Deus ?
No momento da Encarnação. O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria, para anunciar-Lhe que seria a Mãe de Deus: "Eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo" (Lc. 1,31). E Maria consentiu: “Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc. 1, 38). E o Verbo, o Filho de Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, fez-se homem no seio puríssimo de Maria.

41 - A Maternidade Divina de Maria é também um dogma de fé?

É um dogma de fé, contido na Sagrada Escritura e na Tradição. Este dogma foi definido solenemente pela Igreja nos seus concílios como o de Éfeso, no século V e de Constantinopla no século VI; está contido no Credo, símbolo de nossa fé; na pregação constante da Igreja, nas liturgias mais antigas.

42 - Poderia citar mais algumas passagens das Escrituras que dizem ser Maria Mãe de Deus ?
a) "Ela dará á luz um Filho a quem porás o nome de Jesus (...) Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia dito pelo profeta nestes termos: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um Filho ao qual se porá o nome de Emanuel, isto é Deus conosco" (S. Mat. 1,21- 23).
b) "O Santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus"(Lc 1,3 5).

c) "E donde procede esta honra para mim que a Mãe de meu Senhor se digne visitar-me?" (Lc. 1, 43).

d) "Quando se completaram os tempos. Deus mandou seu Filho nascido de uma mulher" (Gal. 4, 4 ).

43 - Em que dia se celebra a festa da Maternidade divina de Maria ?
No dia 11 de outubro.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS