Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Liberdade individual na interpretação da Bíblia


Argumentação dos crentes: os protestantes proclamam a total liberdade individual na interpretação da Bíblia. E questionam: Por que a Igreja Católica não permite?

Resposta: o resultado lamentável da livre interpretação e a divisa em milhares e milhares de seitas, contrariando a vontade de Jesus Cristo na Última Ceia: “João 17, 20-21”.

Outro terrível efeito nestas seitas é a negação de alguns sacramentos e de muitas verdades importantes, ordenadas por Cristo: “Mateus 28, 19-20”.

A Igreja Católica zelava e zela para permanecer fiel e obediente à vontade de Cristo. Por isso que, ao longo dos séculos, entre tantas línguas e raças, permanece firme na unidade, na doutrina e em todos os sacramentos recebidos de Jesus. Por isso, São Paulo chama a Igreja de Cristo: “1 Timóteo 3, 14-15”.

O mesmo São Paulo nos dá instruções de como organizarmos a Igreja: “Tito 1, 5-9”.

Alguns crentes (protestantes) argumentam em favor da livre interpretação da Bíblia com as palavras de São Paulo em: “2 Timoteo 3, 14-17”.

Pois bem, toda a obra boa por excelência, recomendada por Jesus e também por São Paulo, repetidas vezes, é a união de todos os Cristãos na mesma Igreja – “o corpo de Cristo”, na mesma fé, na mesma doutrina e tradição Apostólica.

Ao contrário, a livre interpretação da Bíblia leva a divisão, ao abuso e às provocações entre o povo de Deus. Escutemos a advertência de São Pedro: “2 Pedro 1, 20”. E mais: “2 Pedro 3, 16”.

Para meditar:

Todos são convidados a escutar a voz da consciência e a ler e meditar as Sagradas Escrituras. Porém, nas coisas mais importantes, difíceis e duvidosas, Jesus deixou-nos os “médicos” e os “guias espirituais” por Ele mesmo instruídos e autorizados para curar e guiar nossas almas na difícil passagem para a eternidade. Estes são os Apóstolos e seus sucessores: os papas e bispos católicos. Só eles tem a promessa de Cristo, pelo poder do Espírito Santo: “João 16,13”.

E ratifica seu poder em nós: “Lucas 10, 16”.

A união faz a força! Unidos em Cristo, suas obras continuarão a aparecer!
(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
 
(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS