Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Celibato dos Padres e religiosos

Acusação: Por que os Padres católicos não se casam? Assim haveria mais vocações e menos escândalos. A própria Bíblia recomenda: “1 Timóteo 3, 2”. (Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar.)
Resposta: São Paulo não era casado e recomenda: “1 Coríntios 7, 8”. (Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu.)


E escrevendo a Timóteo, que também era celibatário e bispo, aconselhava que, por falta de candidatos celibatários, para a função de bispos (naquela época) recomenda escolher também homens casados, daí sua carta a Timóteo: “1 Timóteo 3, 2”.

Vejam bem e São Paulo deixa bem claro: “... casado uma só vez ...”. E não casado duas, três vezes, etc. E ainda, São Paulo apresenta argumentos em favor do celibato: “1Coríntios 7, 32 – 33. (Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa.)

A Igreja Católica reconhece que a exigência do celibato dos padres não é de lei divina, mas de lei da Igreja, que em circunstâncias especiais poderia ser abolida, mas opta pela recomendação dos Apóstolos de Jesus, que deixaram a convivência familiar, para se dedicar inteiramente à pregação do Reino de Deus. Veja: “Lucas 18, 28 – 30. (Pedro então disse: Vê, nós abandonamos tudo e te seguimos. Jesus respondeu: Em verdade vos declaro: ninguém há que tenha abandonado, por amor do Reino de Deus, sua casa, sua mulher, seus irmãos, seus pais ou seus filhos, que não receba muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna.)

Assumindo livremente o celibato, o sacerdote imita a maneira de viver de Jesus, celibatário totalmente dedicado as coisas do Pai e de seu Reino.

"São Mateus 19, 12" - Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.


(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
 

(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS