Teologia Ascética e Mística: Das virtudes e dos dons ou das faculdades da ordem sobrenatural - Da graça atual III


Devemos, pois ter uma maior estima pela vida na graça, já que é uma vida nova; esta é uma vida nova que nos une e nos assemelha a Deus, e com todo o organismo necessário a sua atividade. Se a vida intelectual está muito acima da vida vegetativa e sensitiva, a vida cristã transcende infinitamente a vida simplesmente racional. E na verdade, esta é devida ao homem, desde que Deus a resolve criá-lo, ao passo que a vida da graça supera todas as atividades e merecimento das mais perfeita das criaturas. Pois, quem poderia jamais reclamar o direito de ser constituído filho adotivo de Deus, e o templo do Espírito Santo, ou o privilégio de ver a Deus face a face, como e Ele mesmo se vê a si mesmo? Devemos, pois estimar esta vida, mais que todos os bens criados considerá-la como um tesouro escondido, para cuja aquisição ninguém deve hesitar em vender tudo o que possui.



Um vez que se entrou na posse deste tesouro, é mister sacrificar tudo antes de expor-se a perdê-lo. É a conclusão que tira o papa São Leão: “Agnosce, o Christiane, dignitatem tuam, et, divinae consors factus naturae, noli in veterem, vilitatem, degeneri conversatione redire. 



Ninguém mais que o cristão se deve respeitar a si mesmo, não certamente por causa dos próprios méritos, senão por causa desta vida divina que participa, e por ser templo do Espírito Santo, templo sagrado, cuja beleza não é lícito contaminar: “Domum tuam decet sanctitudo in longitudinem dierum”.  



Mais ainda: devemos evidentemente utilizar, cultivar, este organismo sobrenatural de que somos dotados. Se aprouve a divina bondade  elevarmos a um estado superior, conceder-nos profundamente virtudes, e dons que aperfeiçoam as nossas faculdades naturais, se nos oferece a cada instante a sua colaboração, para as fazermos render, seria mostrar-nos bem poucos reconhecidos à sua liberalidade rejeitar esses dons, não praticando senão atos naturalmente bons, ou não fazendo produzir mais que frutos imperfeitos à vinha da nossa alma. Quanto mais se mostrou generoso o doador, quanto mais ativa e fecunda deve ser a colaboração que de nós espera. Isto nos aparecerá mais claramente ainda depois de estudarmos a parte de Jesus na vida cristã.



(Fonte: Compêndio de Teologia e Ascética e Mística - AD. Tanquerey - 1961)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS