10 de Março - Os Santos Quarenta Mártires

Em 330 DC, o Imperador Licinius ordenou a cada cristão da Capadócia a renunciar a fé.
Isto reverteu a política de tolerância do seu cunhado Constantino, introduzida em 313. O governador da Armênia, Agricolaus, publicou um decreto para o seu exército, mas 40 soldados da 12ª  Legião, recusaram a obedecer. 

Quando a persuasão, promessas e torturas não conseguiram mudar a fé dos 40 homens de várias nacionalidades, mas com uma só fé, Agricolaus elaborou um plano para fazer com que eles cedessem.
Perto da cidade de Sebaste (Sivas-Turquia) existe um lago gelado. Ele ordenou aos 40 cristãos para se despirem e deitarem no lago gelado. Na borda do lago ele colocou uma gigantesca bacia de água no fogo, mantendo-a aquecida e continuamente tentando os cristãos a abandonar o tormento no gelo.
Um soldado cedeu e pulou na água. O intenso contraste entre o frio e a água quente, o matou.  Outro soldado vendo a fé dos outros 39 se despiu e juntou-se a eles aceitando, assim, a ser o 40º.

No dia, quase todos estavam mortos, exceto um rapaz de nome Melito. Sua corajosa mãe carregou seu corpo e ele veio a falecer em seus braços e ela então o colocou ao lado dos outros. Muitos escritores eclesiásticos daquele período escreveram sobre este grupo de mártires incluindo São Basil, Ephrem, Gregório de Nyssa, Gaudêncio de Bréscia, João Chrisóstomo, Sozomen e outros.
Alguns são venerados no dia 9 de março ( por exemplo Candidus e Syrion).

As relíquias dos mártires foram enviadas para Annesis, na Cesaréa e para Constantinopla.
Embora haja algumas variações nos detalhes da historia, existe uma substancial congruência entre os vários panegiristas. Existe um escrito contemporâneo chamado “Testamento dos Quarenta Mártires de Cristo” que descreve as últimas mensagens deles aos amigos e parentes. Não obstante a autenticidade de alguns detalhes, a descrição é bem duvidosa.

A festa dos quarenta martires é celebrada no dia 10 de março.  

Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/quarentamartires.htm

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS