24 de Março, São Gabriel Arcanjo

São Gabriel fora enviado a Daniel para instruí-lo a cerca da data em que o messias deveria nascer, e a Zacarias no momento de oferecer o incenso no templo, para lhe anunciar o nascimento de João Batista, precursor de Jesus. Foi ele ainda escolhido mensageiro da anunciação Anunciação: Só Gabriel dentre todos os anjos foi digno de ser enviado a Maria para anunciar os designo de Deus. Chefe de santo respeito, São Gabriel se aproxima da Virgem, escolhida desde toda a eternidade para ser na terra Mãe daquele de que Deus no Céu é Pai e lhe diz que ouviu do Altíssimo, e que a Santa Igreja gosta de nos pôr nos lábios: "Ave Maria Cheia de Graça, bendita sois vós entre as mulheres".

E ficando a Virgem atônita com esta nova espécie de saudação, o anjo lhe explica que veio requerer o seu "fiat", de assentimento para se cumprir o grande mistério de que pende o resgate dos homens. "Eu sou o Gabriel que estou na presença  de Deus e fui mandado para te falar e anunciar esta grande nova". Mas a Senhora quer permanecer Virgem e o Anjo de Deus lhe diz então que irá conceber do Espírito Santo e dará a luz a um filho "que há-de te chamar Jesus, isto é, Salvador". Maria então sem exitar, obedece com a profunda humildade expressas nas palavras: "Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". E neste momento operou-se os maiores prodígios: Deus elevando até Ele por Fruto bendito no seio da Virgem: O verbo se fez carne e habitou entre nós. O Verbo esposou de nossa humanidade,  nossa pobreza, o nosso nada  e concedeu-nos em troca de que participemos de sua divindade.

Epístola

Leitura do profeta Daniel (9, 21-26): Naqueles dias: não havia terminado essa prece, quando se aproximou de mim, num relance (era a hora da oblação da noite), Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão. Deu-me, para meu conhecimento, as seguintes explicações: Daniel, vim aqui agora para te informar. Apenas havias iniciado a tua oração e uma palavra foi pronunciada; eu venho desvendá-la a ti, porque és um homem de predileção. Presta pois atenção a este oráculo e compreende bem a sua revelação: Setenta semanas foram fixadas a teu povo e à tua cidade santa para dar fim à prevaricação, selar os pecados e expiar a iniqüidade, para instaurar uma justiça eterna, encerrar a visão e a profecia e ungir o Santo dos Santos. Sabe, pois, e compreende isto: desde a declaração do decreto sobre a restauração de Jerusalém até um chefe ungido, haverá sete semanas; depois, durante sessenta e duas semanas, ressurgirá, será reconstruída com praças e muralhas. Nos tempos de aflição, depois dessas sessenta e duas semanas, um ungido será suprimido, e ninguém (será) a favor dele. A cidade e o santuário serão destruídos pelo povo de um chefe que virá. Seu fim (chegará) com uma invasão, e até o fim haverá guerra e devastação decretada.


Evangelho do dia:

Leitura do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1,28,42,31 e 35): Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS