Catecismo Romano: Creio na Santa Igreja Católica (Parte V)

Catolicidade da Igreja:

a) Abrange todos os homens e lugares: O terceiro caráter da Igreja é chamar-se católica, que dizer universal. Assenta-lhe bem a designação, porque "os fulgores de uma só fé, como diz Santo Agostinho, se vão dilatando desde o Oriente até o Ocidente".
A Igreja não se circunscreve aos limites de um só país, nem a uma só raça determinada, como acontecem nas instituições políticas e agremiações heréticas. Abrange, pelo contrário, todos os homens no regaço de seu amor, sejam bárbaros ou citas, livres ou escravos(Col 3,11), homens ou mulheres.(Gál 3,28)
Por isso está escrito: "De todas as tribos e línguas, povos e nações, Vós nos remistes para Deus em vosso sangue, e de todos nós fizestes um reino para Deus" (Apoc 5,9-10). Refere-se a Igreja o que Davi dizia: "Pede-me, e eu te darei os povos como herança e por teu domínio a redondeza da terra" (Sl 2,8). Do mesmo sentido são as passagens: "Lembrar-me-ei de  Raab e Babilônia, que me são afeiçoadas" (Sl 86,4). - Nela nasceu grande multidão de homens". (Sl 86,5)

b) ... todos os tempos: De mais a mais, enquanto professam fé verdadeira, todos os crentes que existiram desde Adão té hoje, ou que hão de existir até o fim do mundo, pertencem a mesma Igreja que "foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas" (Efes 2,20). Todos foram postos e firmados naquela mesma pedra angular, Cristo Jesus, que "congraçou numa só as duas partes (Efes 2,14-17), e "anunciou a paz aos que estavam perto, e aos que estavam longe".(Efes 20,17)

Arca de Noé
c) por que é necessária para todos: Chama-se também universal, porquanto os que desejam a salvação eterna devem todos professá-la, e prestar-lhe obediência, assim como os que deviam entrar na Arca, para não perecerem nas águas do dilúvio. (Gen 6,18 ss)
Por conseguinte, esta é uma nota, que devemos apresentar como muito segura, para se distinguir da falsa a Igreja verdadeira.

Apostolicidade:

a) no magistério: A verdade da Igreja, também conhecemos pela sua origem, que a graça da revelação faz remontar até aos Apóstolos.
Com efeito, sua doutrina não é verdade recente, nem parece como coisa nova, mas é a mesma que os Apóstolos já pregavam outrora, e se espalhou como um germe por toda a superfície da terra.
Portanto, ninguém pode duvidar que as ímpias opiniões dos hereges ficam longe da crença da verdadeira Igreja, por serem contrárias à doutrina que a Igreja sempre ensinou, desde os tempos apostólicos até a presente data.

b) no governo: Em verdade o Espírito Santo que preside a Igreja só a governa por ministros que sejam da sucessão apostólica. Este espírito foi dado primeiro aos Apóstolos (At 2,1-3), mas depois permaneceu sempre na Igreja (At 4,31; 8,15-17; Rom 5,5 e 16,7 ss), graças a infinita bondade de Deus.

c) Infabilidade: Governada pelo Espírito Santo, esta Igreja é a única que não pode errar no ensino da fé e da moral. Todas as outras, porém, que se arrogam o nome de "igrejas" caem fatalmente nos erro mais perigosos quanto a fé e aos costumes, porque são guiadas pelo espírito do demônio.

Figuras da Igreja

1. Arca de Noé: Ora, entre as figuras, existe uma de grande alcance: a "Arca de Noé"(Gen 6,1). Fora construída por ordem de Deus só porque devia inegavelmente representar a própria Igreja. Deus a instituiu de tal forma, que todos os homens que entram por ela pelo batismo podem preservar-se de todo o perigo da morte eterna. Mas os que ficam fora dela submergem em seus próprios crimes, como sucedeu aos que não se abrigaram na Arca. (1Pedr 3,19-20)
Mosaico de Jesusalém

2. Jerusalém: Outra figura é aquela gloriosa cidade de Jerusalém, sujo o nome as escrituras empregam, não raras vezes, para designar a Santa Igreja (Gal 4,26; Heb 12,22; Is 62,1 ss). Só naquela era lícito oferecer sacrifícios a Deus (Deut 12,11-13; 17-18; 21); porque também só na Igreja, e fora dela em parte alguma, se encontra com o verdadeiro Sacrifício, que pode unicamente agradar a Deus. (Heb 10,10)

(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - 1962 - Ed. Vozes)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS