III Domingo da Quaresma: "Jesus expulsa um demônio impuro. E uma mulher exclama: Bem-aventurado o seio que te gerou" (Ev.)


Elias, O Profeta


A assembléia de hoje reunia-se na Igreja de São Lourenço Fora dos muros, onde descansam os restos mortais de São Lourenço e de Santo Estevão, e que é uma das cincos Basílicas Patriarcais de Roma. A oração de São Lourenço pede a Deus a graça de venerarmos o ardor da concupiscência como o heroísmo e a tenacidade com que o mártir venceu as chamas do suplício; e a de Santo Estevão convida-nos a amar os inimigos e a pedir por aqueles que nos perseguem. Estas duas grandes virtudes, melhor que ninguém praticou os patriarcas José cuja história o ofício deste semana relata. Fugiu às solicitações da mulher de purificar e perdoou e intercedeu pelos irmãos que o tinham vendido. Mas é como figura de Cristo, sobretudo, que a fisionomia de José toma particular relevo.

Conhecem todos assas a história de José, vendido pelos irmãos, preso e levado cativo para o Egito, conquistando as graças do Faraó até se lhe sentar a direita, encarregado por ele do governo do reino, para ver em tudo isto os traços, a figura por assim dizer, preexistente de Jesus Cristo nos mistérios da Paixão e Ressurreição. Familiarizados com a simbologia do Antigo Testamento, os nossos maiores amarram-na com predileção e encontravam nela a explicação dos mistérios da Redenção. Quando liam na Bíblia a história de José, o seu pensamento logo voava para o Salvador: "Sou eu José, a quem vendestes. Mas não temais. Que Deus fez tudo para que vos salvasse da morte". Mais de um texto da missa de hoje pode colocar-se como uma oração nos lábios de José. Ao cantá-los procuremos fazê-lo com aquele espírito confiante e profundamente religioso que animou e conduziu todos os passos desta grande figura. O Evangelho apresenta o Senhor a expulsar o demônio do corpo de um possesso. Confiemos nele, porque mais forte que Satanás, vencerá conosco o filho de Deus. Aos fariseus que não queriam admitir a sua missão redentora, declara que já chegou a hora, em que o príncipe deste mundo será corrido. Haverá também quem volte atrás, à lama do pecado, mas nem por isso a sua vitória será menos completa.



Evangelho de Domingo:



Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo:
Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.
Mas alguns deles disseram: Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios.
E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.
Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: Voltarei à minha casa, donde saí.
Chegando, acha-a varrida e adornada.
Vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e entram e estabelecem-se ali. E a última condição desse homem vem a ser pior do que a primeira.
Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!
Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!



Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Comentários

Ramona disse…
Boa Noite, me desculpe postar um comentário nada a ver com o o post acima mas é que eu não encontrei um endereço de email para me comunicar em particular, então eu sou estudante de moda e estou fazendo um trabalho com o seguinte tema "hierarquia católica através da batina" eu achei muito interessantes seus posts anteriores sobre as vestes litúrgicas etc... seria muito grata se você pudesse me indicar algum livro, site qualquer coisa que fale mais detalhadamente as diferenças nas vestes do padres, bispos, arcebispos etc... muito obrigado se comunique comigo por favor através do meu email sim (ramonadovalle@gmail.com) muito obrigada!
Elias, O Profeta disse…
Ramona não sei se lhe ajuda estas informações contidas no site da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_cat%C3%B3lica
Caso eu localize algo em meu material lhe comunico.

POSTAGENS MAIS ANTIGAS