In Memorian: A pequena história da minha longa história (A vida de Dom Lefebvre)


Uma homenagem ao aniversário de Falecimento de um grande bispo católico que lutou em defesa da Santa Fé.

No noviciado
Os padres do Espírito Santo, certamente, ficaram contentes em receber um padre secular, mesmo porque não precisariam cuidar da sua formação. Fui seu aluno no Seminário Francês, é verdade, mas não me destinava a eles, mas para a diocese de Lille. Eles não tinham contribuído de maneira positiva para a minha formação. Contudo, certamente, eles ficaram contentes em me receber.

Ingressei no noviciado em Orly, bem próximo ao atual aeroporto. Lá, os padres do Espírito Santo tinham uma propriedade para o noviciado. Éramos três padres, todos antigos alunos do Seminário Francês. Lá estava, também, o Padre Laurent. Fomos amigos no seminário, se pensar que a providência nos conduziria, um dia, ao mesmo noviciado. – De novo a providência! – Lá, reatamos uma amizade ainda mais profunda, já que nos tornamos, ambos, padres do Espírito Santo. Havia, também, o Sr. Abbé Wolf, que se tornou bispo em Madagascar, na diocese de Diego Suarez

O Padre Faure era o mestre dos noviços, e o Padre Desnats, o confessor: muito bons padres os do Espírito Santo. Passou-se um ano de noviciado, um ano frio, meu Deus, meu Deus! É possível fazer os noviços sofrer como sofremos? Inacreditável! Não sei se foi um ano excepcionalmente frio, penso que sim. Em todo caso, não tínhamos aquecimento nos nossos quartos, somente a sala de reuniões era aquecida, e não dispúnhamos, neles de água encanada, naquela época. Íamos buscar água nas bacias de uma torneira, no fundo de um corredor. A água congelava na bacia! De manhã era preciso quebrar o gelo para poder se lavar um pouco... empilhava-se quatro, cinco, seis cobertas, o que fazia peso, mas não esquentava. Tinha-se frio sempre. Oh! É espantoso! Não sei como não morri de frio! 22

E por cima, a praça, onde nos faziam ler o livro do Padre Rodriguez, um jesuíta, em quatro volumes: A perfeição Cristã. Devíamos ler Rodriguez, um após os outros, durante a aula, ao ar livre!!! Fazia um frio terrível! Não se sentia os dedos que postavam o livro e ficava-se, um depois do outro, lendo. Ah! Assim foi o noviciado!

Fonte: A PEQUENA HISTÓRIA DA MINHA LONGA HISTÓRIA, Vida de Dom Lefebvre contada por ele memo - Autobiografia que S.E.R. Dom Marcel Lefebvre conferiu em forma de palestras na Abadia São Miguel.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS