Liturgia Católica: Tempos de Culto
A Quaresma e o Advento são tempos de Penitência caractezidados pelo roxo |
Podem considerar-se tempos de culto, ou tempo litúrgico, em
relação ao dia, à semana e o ano.
1 - Quanto ao dia, sabemos que pertencem a Deus todos os
momentos de nossa existência e convém que o gastemos ao seu serviço. Porém, a
prece contínua, propriamente dita, não está ao alcance de todos. Por isso, a
Igreja confiou a determinada classe de pessoas o desempenho desta missão
importantíssima da prece pública. Daí, a recitação quotidiana do Ofício divino.
2 - Quanto à semana (do latim "septimana",
"septem mane", sete manhãs), apresenta-se os tempos litúrgico como agrupamento
de sete dias, alguns mais particularmente consagrados aos atos de culto. No
Antigo Testamento, a lei de Moisés estabeleceu o Sábado para o repouso e
celebração do culto. Recordava e honrava a obra da criação, para a qual Deus
trabalhou seis dias, descansando no sétimo. Com o sábado, santificavam os
judeus mais piedosos mais outros dois dias da semana: a Segunda-feira e a
Quinta. A isto alude a palavra do fariseu: "jejuo duas vezes por
semana" (Luc 8,12).
A Páscoa é o centro do ano liturgico Solenidade das solenidades |
A religião cristã adotou, quase a risca, os usos dos judeus.
O Domingo substituiu o sábado, em memória da Ressurreição de Nosso Senhor.
Também ocuparam o lugar dos dois dias de penitência, segundas e quintas, outros
dois: Quartas e Sextas, que recordariam, a traição de judas (quarta) e a Paixão
e Morte de Cristo. O sábado veio a ser o prolongamento da sexta para o jejum e
a abstinência. De modo que a semana litúrgica, logo nas origens, ficou
constituída como segue: Domingos, dia de repouso e culto; quartas e sextas e
sábados, dias de penitência. Dos primitivos costumes, a Igreja conservou a
santificação do domingo, a abstinência da sexta, a penitência e o jejum das
sextas e sábados da Quaresma, nas têmporas e vigílias de pentecostes, da
Assunção, de Todos os Santos e do Natal.
3 - Do ano litúrgico é o centro completo das festas cristãs,
que a Igreja anualmente. É o ano litúrgico que constitui o objeto de presente
lição. O assunto que será abordado na próxima postagem.
Fonte: Doutrina Católica - Manual de instrução religiosa
para uso dos Ginásios, Colégios e Catequistas voluntários - Curso Superior -
Terceira parte - Meios de Santificação - Liturgia - Livraria Francisco Alves -
Editora Paulo de Azevedo Ltda - São Paulo; Rio de Janeiro; e Belo Horizonte -
1927
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