Liturgia Católica: Tempos de Culto


A Quaresma e o Advento são tempos de Penitência
caractezidados pelo roxo
Podem considerar-se tempos de culto, ou tempo litúrgico, em relação ao dia, à semana e o ano.

1 - Quanto ao dia, sabemos que pertencem a Deus todos os momentos de nossa existência e convém que o gastemos ao seu serviço. Porém, a prece contínua, propriamente dita, não está ao alcance de todos. Por isso, a Igreja confiou a determinada classe de pessoas o desempenho desta missão importantíssima da prece pública. Daí, a recitação quotidiana do Ofício divino.

2 - Quanto à semana (do latim "septimana", "septem mane", sete manhãs), apresenta-se os tempos litúrgico como agrupamento de sete dias, alguns mais particularmente consagrados aos atos de culto. No Antigo Testamento, a lei de Moisés estabeleceu o Sábado para o repouso e celebração do culto. Recordava e honrava a obra da criação, para a qual Deus trabalhou seis dias, descansando no sétimo. Com o sábado, santificavam os judeus mais piedosos mais outros dois dias da semana: a Segunda-feira e a Quinta. A isto alude a palavra do fariseu: "jejuo duas vezes por semana" (Luc 8,12).

A Páscoa é o centro do ano liturgico
Solenidade das solenidades
A religião cristã adotou, quase a risca, os usos dos judeus. O Domingo substituiu o sábado, em memória da Ressurreição de Nosso Senhor. Também ocuparam o lugar dos dois dias de penitência, segundas e quintas, outros dois: Quartas e Sextas, que recordariam, a traição de judas (quarta) e a Paixão e Morte de Cristo. O sábado veio a ser o prolongamento da sexta para o jejum e a abstinência. De modo que a semana litúrgica, logo nas origens, ficou constituída como segue: Domingos, dia de repouso e culto; quartas e sextas e sábados, dias de penitência. Dos primitivos costumes, a Igreja conservou a santificação do domingo, a abstinência da sexta, a penitência e o jejum das sextas e sábados da Quaresma, nas têmporas e vigílias de pentecostes, da Assunção, de Todos os Santos e do Natal.

3 - Do ano litúrgico é o centro completo das festas cristãs, que a Igreja anualmente. É o ano litúrgico que constitui o objeto de presente lição. O assunto que será abordado na próxima postagem.

Fonte: Doutrina Católica - Manual de instrução religiosa para uso dos Ginásios, Colégios e Catequistas voluntários - Curso Superior - Terceira parte - Meios de Santificação - Liturgia - Livraria Francisco Alves - Editora Paulo de Azevedo Ltda - São Paulo; Rio de Janeiro; e Belo Horizonte - 1927

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS