Nossa Senhora do Sábado: Culto de Maria

71 - Devemos prestar à Santíssima Virgem um culto particular?

Sim, somos obrigados a prestar a Nossa Senhora um culto particular, superior ao culto dos anjos e santos. Culto que a Igreja chama de hiperdulia.

72 - Por que devemos à Santíssima Virgem um culto particular?

1) por ser a Mãe de Deus;
2) por ser nossa Mãe e Medianeira;
3) por ser a mais bela, a mais santa e perfeita das criaturas e a mais amada de Deus.
73 - Por que o culto a Maria chama-se de hiperdulia?
Hiperdulia quer dizer singular, especial veneração. Distingue-se do culto que prestamos exclusivamente a Deus: latria, adoração, pela infinita majestade divina; distingue-se ainda do culto de dulia, isto é, simples veneração, que prestamos aos anjos e santos.

74 - E legítimo este culto católico a Maria?

Sim é perfeitamente legítimo, porque:
1º) Está na própria Bíblia Sagrada:
a) Deus foi o primeiro a honrar a Maria, através do Anjo Gabriel: "Foi enviado por Deus o Anjo Gabriel (...) a uma virgem (...) e o nome da virgem era Maria. Entrando o Anjo onde ela estava, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor e contigo" ( Lc. 1, 27).
b) Inspirada por Deus, Isabel saudou a Maria: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lc. 1, 42).
c) Uma mulher anônima louvou a Maria, Mãe de Jesus, com estas palavras:"Bem-aventurado o seio que te trouxe e o peito que te amamentou" (Lc. 11,27).
d) A própria Virgem, inspirada por Deus, predisse seu culto perpétuo: "Desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada"(Lc. 1, 48).
2º) É uma conseqüência lógica da maternidade divina. Se Maria é Mãe de Deus, evidentemente Jesus, como o melhor dos filhos, quer veneremos com todo respeito e amor sua divina Mãe, como Ele próprio deu o exemplo: "era-lhes submisso" (Lc. 2, 51).
3º) Comprova-o a prática constante da Igreja, desde os primeiros séculos. De fato, a Igreja, em todos os tempos e lugares prestou a Maria um culto singular. Esse culto se acha gravado nas catacumbas, nas liturgias, nos hinos, nos escritos dos santos e doutores; nas catedrais, nos santuários, igrejas, capelas, ermidas e altares de todos os cantos da terra. Ora, já o vimos, a Tradição constante da igreja é infalível.
Comprovam ainda a legitimidade deste culto os incontáveis milagres que Deus realiza por intermédio de Maria, especialmente em seus inúmeros santuários. Milagres reconhecidos oficialmente pela Igreja e comprovados em análises da mais avançada tecnologia científica, como as curas em Lourdes, ou o quadro de Nossa Senhora de Guadalupe.

75 - Há, no Brasil, veneração a Maria sob algum título especial?

Sim, o de Imaculada Conceição. Desde os primórdios do Descobrimento, foi implantada aqui esta devoção pelos portugueses. De sorte que, no Brasil, é sob este título que há mais igrejas e oratórios dedicados a Maria.

76 - Quais os principais santuários marianos no Brasil?

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, no Estado de São Paulo; Nossa Senhora da Penha, no Espírito Santo; Nossa Senhora de Nazaré, em Belém e outros.

77 - Quais são as principais práticas de devoção a Maria Santíssima?

As festas litúrgicas em honra de Nossa Senhora, a Ave-Maria, o Rosário; as Ladainhas, antífonas, hinos e orações compostas pela Igreja ou pelos santos.
As confrarias e irmandades dedicadas ao culto mariano e aprovadas pela Igreja.
Os escapulários e medalhas de Nossa Senhora.

Nossa Senhora Aparecida
No fim de setembro de 1717, perto da vila de Guaratinguetá, em São Paulo, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, pescaram, no Rio Paraíba do Sul, uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Através desta singela imagem, a Virgem Imaculada passou a dispensar uma série de incontáveis graças e milagres a seus devotos do Brasil. Naquela mesma noite de seu aparecimento, obteve aos devotos pescadores uma abundante pescaria, depois de muitas horas de trabalho sem nada pescar...
Filipe Pedroso conservou a imagem durante alguns anos em sua casa, depois confiou-a a seu filho Atanásio, que lhe fez um altarzinho de madeira. Diante deste altar todos os sábados se reunia a vizinhança para a reza do terço e outras devoções. Depois os devotos edificaram uma capelinha, inaugurada pelo vigário de Guaratingetá, no dia 26 de julho de 1745.
Mais tarde foi construída a basílica de Nossa Senhora Aparecida, que ainda hoje existe, e o atual santuário.
78 - Quais são as principais festas litúrgicas de Nossa Senhora?

Imaculada Conceição - 8 de dezembro.Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina -12 de dezembro
Purificação de Nossa Senhora - 2 de fevereiroAnunciação - 25 de marçoRealeza de Maria - 31 de maio
Visitação - 2 de julho
Assunção - 15 de agosto
Imaculado Coração de Maria - 22 de agosto
Natividade de Nossa Senhora - 8 de setembroSantíssimo Nome de Maria - 12 de setembro
Nossa Senhora das Dores - 15 de setembro
Nossa Senhora do Rosário - 7 de outubro
Maternidade Divina - 11 de outubroNossa Senhora da Conceição Aparecida, Patrona do Brasil - 12 de outubroApresentação de Nossa Senhora - 21 de novembro.

79 - Existem ainda outras festas marianas?

Sim, elas pontilham todo o Ano Litúrgico, todos os meses do ano. São inumeráveis, quer as festas universais, para a igreja toda; quer as particulares, de uma diocese, de uma região. Quase todos os países tem seu santuário nacional. Além disso, a Igreja consagra a Nossa Senhora todos os sábados do ano. E a piedade popular, guiada pelo Espírito Santo, consagrou-Lhe o mês de maio.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS