Nossa Senhora do Sábado: A Realeza de Maria

54 - Que se entende com dizer que Maria foi coroada no Céu?

Entende-se que, depois de sua entrada triunfante no Céu, Maria foi revestida de uma glória, superior, por sua maternidade divina e eminência de santidade, a todos os anjos e santos; Rainha do Céu e da terra. Essa glória de Maria foi revelada por São João no Apocalipse: "Um grande prodígio apareceu no céu; uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça" (12,1).
55 - Maria é, de fato, Rainha?
Sim, porque é Mãe do Rei Divino, Jesus Cristo. Ela é Rainha por duplo título:
a) pela Maternidade divina; Ela deu à luz um Filho que, no próprio instante de sua conceição, mesmo como homem, era Rei e Senhor de todas as coisas, pela união hipostática da natureza humana com o Verbo (conf. Luc. 1, 32-33). Assim Maria e Rainha e Senhora de todas as coisas.
b) E pela participação na obra da Redenção: Jesus Cristo e Rei, não só por direito de natureza, mas por direito de conquista, isto e, pela redenção dos homens. Ora. Maria foi intimamente associada a Jesus na obra da Redenção. Portanto, Maria é Rainha também a este título de Co-redentora.
56 - A Realeza de Maria é também um dogma de fé?

A Realeza de Maria e uma conclusão teológica da sua Maternidade divina. É uma verdade que se fundamenta na Sagrada Escritura, e professada na Tradição, mas ainda não foi objeto de uma definição dogmática por parte da Igreja. O Papa Pio XII escreveu uma belíssima Encíclica, "Ad Caeli Reginam" (1955), demonstrando a verdade da Realeza de Maria à luz da Sagrada Escritura e da Tradição e instituindo a festa da Realeza de Maria.

57 -Em que dia a Igreja celebra as festas da Assunção e Realeza de Maria?
A Assunção, no dia 15 de agosto e a Realeza de Maria, no dia 31 de maio.

Fonte: Catecismo de Nossa Senhora (Publicções Ontem, Hoje e Sempre - Campos RJ) - 1997

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS