Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Veneração de Maria e dos Santos

Nosso Senhor Jesus Cristo
ACUSAÇÃO: Esta veneração e intercessão é contrária ao ensinamento da Bíblia que diz: (Lc 4,8) "Adorarás ao Senhor teu Deus e Somente a ele servirás". - e em (ITm 2,5) "Há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Homem".

RESPOSTA: Em primeiro lugar os católicos sabem muito bem distinguir claramente o culto de adoração (latria), que devemos somente a Deus, nosso Criador e Redentor, e a veneração (dulia), - que implica apenas: respeito, admiração, imitação amor, etc.  Como se costuma se demonstrar aos pais virtuosos, ou aos heróis da pátria e da Igreja, erguendo em honrar deles monumentos, e dando seus nomes a cidades, montanhas, praças, ruas, etc. Nada mais humano e também bíblico. Aliás, a veneração, que o hereges insistem em dizer que não existe, é aplicada à Bíblia (Sagradas Escrituras), que os mesmo acusadores também o praticam. Será que eles vão discordar que a Bíblia não merece respeito, ou seja, veneração, por se tratar de um livro sagrado?

 Até o próprio Deus venera o próprio nome dos santos patriarcas, permitindo na Bíblia ser denominado "o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó" (Ex 3,6).

Foi Deus que enviou o Anjo Gabriel para Saudar a Virgem Maria: "Ave cheia de graça!" (Lc 1,28) e colocou na boca de Isabel as palavras inspiradas: "Bendita sois vós entre as mulheres" (Lc 1,42).

Igualmente Maria profere as palavras inspiradas pelo Espírito Santo: "Doravante tods as gerações me chamarão de Bem-aventurada,..."(Lc 1,48).

Portanto, cumprindo estas profecias bíblicas  e repetindo com respeito e amor na oração de "Ave Maria", a saudação de Isabel e de Gabriel, os católicos cumprem melhor as indicações da Bíblia do que os protestantes, que ignoram tudo isso, e pretendem rezar (ou melhor orar, já que mudaram o dicionário) somente a Deus.
Santo Moisés

A Intercessão do Santos - A própria Bíblia aplica o título de "mediador" também  Moisés (Dt 5,5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós". E São Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores "secundários" (I Tim 2,1-5) "Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem". Pois, fazer orações pelos outros é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.

Alguns protestantes admitem que os vivos podem interceder em favor dos outros. Negam, porém, esta possibilidade aos falecidos, mesmo a Virgem Maria e aos Santos. Eis o que responde a Bíblia:

Em II Mac 15,12-15 lemos: "Eis o que vira: Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto em seu aspecto, de caráter ameno, distinto em sua linguagem e exercitado desde menino na prática de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo o povo judeu. Em seguida havia aparecido do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos, de aparência muito venerável, e nimbado por uma admirável e magnífica majestade. Então, tomando a palavra, disse-lhe Onias: Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus. E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, e, ao dar-lha, disse: Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagarás os inimigos."

No Livro do Apocalipse lemos a revelação de Deus ao Apóstolo São João Evangelista: "Imediatamente, fui arrebatado em espírito; no céu havia um trono, e nesse trono estava sentado um Ser".(Apocalipse 4,2); e depois o Apóstolo São João Evangelista descreve o céu: "Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, e bradavam em alta voz: A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro. E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo: Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém. Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos". (Apocalipse 7,9 - 16) e também: "Foi em ti que se encontrou o sangue dos profetas e dos santos, como também de todos aqueles que foram imolados na terra". (Apocalipse 18,24); "Porque eles derramaram o sangue dos santos e dos profetas, tu lhes deste também sangue para beber. Eles o merecem". (Apocalipse 16,6). Para completar a veracidade da doutrina dos Santos que habitam os céus ler também: Lc 16, 19-31 e também: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar". (São João 14,2)
Se pois, Moisés e Timóteo em vida, e Onias e Jeremias depois da morte, como ainda muitas outras pessoas na Bíblia, rezem a Deus e são mediadores entre Ele e o povo, quem poderá proibir esta intercessão à Venerável Virgem Maria ao Santos? Por isso, desde os primeiros séculos, os fiéis cristãos rezavam: "Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte".
Jesus e todos os Santos

Portanto, as palavras de São Paulo: "Há um só Mediador entre Deus e homens, Jesus Cristo, Homem", a tradição apostólica entendia desta maneira: Jesus Cristo é o único Mediador (primeiro) que nos mereceu todas as graças e salvação eterna, pela sua vida, morte e resserreição. Só ele pode nos dar dos seus méritos, sem recorrer a nenhum outro mediador. Enquanto a Venerável Virgem Maria e os Santos intercedem por nós pecadores, como mediadores secundários, por meio de Jesus, recorrendo a seus méritos e sua mediação. Por isso, cada oração litúrgica da Igreja (Católica) termina: "Por Cristo Nosso Senhor; ou Por Nosso Senhor Jesus Cristo..." Esta verdade herdamos dos primeiros cristãos. Antes de serem escritos os Evangelhos, eles aprenderam no "Símbolo dos Apóstolos" (ou Credo do Apóstolos) "Creio na comunhão dos Santos". Sejamos pois, gratos a Deus por tão bela verdade, por ele a nós revelada!

(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
 

(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS