Santo ofício: Respostas católicas a heresia protestante: Pecadores na Igreja Católica

Religiosa consagrada (Mt 19,12)
ACUSAÇÃO: Na Igreja Católica há tantos pecadores; assassinos, ladrões, viciados, fornicadores, escândalos de padres, etc. Por isso ela não pode ser a verdadeira Igreja de Cristo.

RESPOSTA: A Igreja Católica é a legítima herdeira do povo de Deus do Antigo Testamento; é o povo da Nova e Eterna Aliança. Ora, a Bíblia testemunha como Deus castigava severamente, até com morte, os pecadores do povo de Israel, até com morte, os pecados do povo de Israel, mas não expulsou a ninguém! Afirmava: "Não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva" (Eze 33,11).

Por isso a Igreja Católica pune vários pecadores até com a excomunhão (pelo aborto); a outros, amasiados nega o direito ao enterro eclesiástico, ou a serem padrinho de Batismo e de Crisma, etc., mas não os expulsa, (como fazem muitas seitas), rezando por eles e convidando-os sempre a uma conversão sincera de seus corações.

Nos Evangelhos Jesus compara sua Igreja (Reino de Deus) ao campo, cujo o dono permite crescer o joio junto ao trigo, e somente no tempo da colheita ordenará aos ceifeiros: "apanhai primeiro o joio e atai em feixes pra ser queimado; mas o trigo recolhei-o no meu celeiro" (Mt 13,24-30).

O mesmo se dá na parábola com bons e maus peixes (Mt 13,47,50): "... Assim acontecerá no fim do mundo: Virão os anjos e separarão os maus dos justos, e os lançarão na fornalha do fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes".

O próprio Jesus aceitou na sua Igreja (companha dos Apóstolos) um pecador, o publicano Mateus, e fez dele um Santo Apóstolo. E aos fariseus escandalizados com semelhante atitude, Jesus respondeu: Não precisam de médico os que tem boa saúde, mas os doentes... Eu não vim chamar os justos mas sim os pecadores" (Mt 9,9-13). - Nas Escrituras vemos também que no primeiro colégio Apostólico teve um traidor que apostatou a fé e vendeu o Senhor por trinta moedas de prata, este foi Judas Escariotes.¹

O Senhor e o Reino de Deus (Mt 13,24-30)
Alguns hereges costumam aplicar à Santa Madre Igreja Católica a comparação de Jesus sobre da árvore má, reconhecida pelos maus frutos. Isto é absolutamente falso! Pois lendo esta comparação com atenção, vemos que Jesus compara a ela apenas pessoas particulares: Em Lucas 6,43-45 Jesus conclui  com esta parábola, da seguinte forma: "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio". E em Mateus 7,15-20 Jesus nos acautela diante dos falsos profetas que vem como pele de ovelha, mas por dentro são lobos devoradores, aos quais devemos reconhecer pelos seus frutos. Ora, em Jo 1,12-16 Jesus anuncia os maus frutos destes lobos, que consiste em "arrebatar e dispersar as ovelhas", que Ele, como o Bom Pastor, deseja reunir e guardar "num só rebanho e sob um só pastor".

Para historiadores honestos e coerentes, a existência contínua da Igreja Católica durante os 20 séculos, apesar de tantos pecadores, heréticos e perseguidores, - é a mais evidente prova de sua origem divina, e da eficácia e promessa de seu fundador, Nosso Senhor Jesus Cristo: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la" (Mt 16,18), e : "Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20).

Portanto, não se espante os fiéis que dentro da Igreja existam pecadores, dentre eles, leigos, padres, bispos e até alguns Papas, já que o próprio Senhor nos afirmou em suas parábolas que haverá sempre Joio junto ao trigo até o fim dos tempos. E assim, concluímos lembrando que além do joio, temos milhares de homens e mulheres que desde os primórdios da Igreja até os dias atuais dão testemunho eficaz e vivo da verdade e do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo no mundo. A Igreja Católica é atualmente a responsável pela maioria dos trabalhos sociais e de assistência aos necessitados do mundo, mas isso é assunto para uma próxima postagem do nosso blog.¹

(São João 8,44)
Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
 

(Gálatas 1,9)
Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

Fonte: Respostas da Bíblia às acusações dos "crentes" contra a Igreja Católica - Pe. Vecente, SDV

1 - Texto apêndice do blog

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS