10 de Julho - Santa Rufina e Secunda, Virgens e Mártires


Rufina e Secunda (Martirizadas em 257) foram virgens mártires da Igreja de Roma. Sua festa é celebrada no dia 10 de julho.

De acordo com os lendários Atos, elas sofreram o martírio em 287, durante a perseguição do imperador Valeriano. Sua lenda afirma que elas eram filhas de um senador romano chamado Astério. Seus noivos, Armentarius e Verinus, eram cristãos, mas renunciaram a sua fé quando Valeriano começou suas perseguições.

Escapando da primeira perseguição, Rufina e Secunda foram capturadas e levadas perante um prefeito, que as torturou e depois decapitado elas.
Seus corpos foram enterrados na Via Aurelia e da Igreja de Sante Rufina e Secunda foi construído em sua honra, em Roma.

Nas notas que acompanha a publicação do Papa Paulo VI 's 1969 a revisão do calendário católico romano dos Santos, afirma-se que estas duas santas, cuja festa fora introduzida no calendário romano no século XII, por ocasião da transferência de suas relíquias para a Basílica de Latrão, nada é realmente conhecido, exceto seus nomes e o fato de que elas foram enterradas na nona etapa da Via Cornelia.

Elas são mencionados no manuscrito do " Martyrologium Hieronymianum ", e estão registradas também no século sétimo "Itinerários" , como na Via Cornelia, onde o Papa Dâmaso I ergueu uma basílica sobre o seu túmulo. A cidade neste local o nome de St Rufina ( de Santa Rufina ) tornou-se a Veja de uma das dioceses Suburbicária que mais tarde foi unido com Porto de Porto-Santa Rufina .

O dia da festa das Santas Rufina e Secunda foi incluído no calendário tridentino como um "Semidouble". O Calendário Romano Geral do Papa Pio XII reduziu-a a um "simples", e no Calendário Romano Geral de 1962 , tornou-se uma festa de terceira classe. De acordo com as regras constantes do presente Missal Romano, elas podem agora ser celebrada em todos os lugares com a sua própria massa em seu dia de festa, a não ser em alguma localidade uma celebração obrigatória é atribuído a esse dia.

Santos Rufina e Secunda são muitas vezes descritos como duas moças que flutuam no rio Tibre com pesos ligados a seus pescoços.

Fonte: Wikipédia

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS