20 de Julho - Santo Elias, Profeta


 A Igreja  comemora no dia 16 de fevereiro  a  memória do  profeta Elias, cuja pregação e vida deram-se no Monte Carmelo, no tempo dos reis Achab e Ochozias.  Foi ele  o grande defensor da fé em Israel e com sua atuação profética fez com que os israelitas deixassem os falsos deuses e voltassem o coração para o Deus de Israel, o Pai de Jesus Cristo, o único e verdadeiro Deus

                                               Na ocasião da sua fuga do rei Achab e de sua mulher Jesabel,  um corvo  trazia-lhe sua ração diária de carne e pão. Sua indumentária era composta  de  peles de carneiro e um cinto de couro.  Quando houve grande seca no país, foi a Serepta, multiplicou milagrosamente a farinha e o azeite na casa de uma viúva, cujo filho morto ressuscitou.

                                               No monte Carmelo confundiu os sacerdotes de Baal,  chamando fogo do céu sobre o altar do altíssimo. 

                                               Perseguido pelas iras de Jezabel, se retirou para o monte Horeb e ungiu seu sucessor  Eliseu. Conseguiu a conversão de Achab e predisse a Ochozias a próxima morte.  Elizeu viu-o subir ao céu num carro de  fogo, daí a tradição confirmada por Nosso Senhor (Mt 17, 11) que, como Henoc, não morreu,  e que há de voltar para a terra.

                                               O profeta Elias, na transfiguração de Nosso Senhor no monte Tabor, apareceu junto com Moisés, conta o evangelista. È  igualmente venerado pelos judeus e pelos  maometanos.  O Ano  de  seu nascimento é  912  a. c.  e é considerado o padroeiro fundador  da Ordem Carmelitana.

Fonte: Página do Oriente

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS