Catecismo Romano: Pedobatismo


1. Infantes - Provas do pedobatismo: Esta lei não obriga os adultos exclusivamente, mas também as crianças desde a mais terna idade. A Igreja assim interpretou, por tradição apostólica, conforme no-lo garantem a doutrina e a autoridade em comum dos Santos Padres. 

Além disso, não é de crer que Cristo Nosso Senhor quisesse negar o sacramento e a graça do Batismo as crianças, das quais dizia: "Deixai vir a mim os pequeninos, e não os embaraceis, porque deles é o Reino dos Céus (Mt 19, 14). Ele que as apertava nos braços, que lhes impunha as mãos, e que as abençoava(Mc 10, 16). 

Ainda mais, São paulo, pelo que lemos, havia batizado uma família inteira (1Cor 1,16). Neste caso, é evidente que tenha batizado também crianças dessa família. 

Por ser figura do Batismo, a circuncisão encerra igualmente uma recomendação desse costume. Como todos sabem, era de praxe circuncidar os meninos (Gn 17, 12; 21, 4; Lev 12, 3; Lc 1,59; 2,21), ao oitavo dia do seu nascimento.

Ora, se para eles sortia efeito a circuncisão, praticada com a mão "para despojar a carne", não há dúvida que as crianças também aproveitam o Batismo, essa "circuncisão de Cristo, a qual não é praticada por mão humana (Col 2, 11).

Afinal, como diz o Apóstolo, se pelo delito de um só, e por causa de um só, veio a reinar a morte, muitos mais reinarão na vida, graças a um só, que é Jesus Cristo, todos quantos receberem abundantemente a graça e o dom da justificação (Rom 5,17). logo, se por culpa de Adão as crianças contraem o pecado original, tanto mais podem elas receber por Cristo Nosso Senhor a graça  e a justiça, para reinarem na vida. Isto, porém, seria absolutamente impossível sem o Batismo.

Prova de catequese às crianças: Os pastores, portanto, devem ensinar que é rigorosa obrigação de batizar as crianças; depois, educá-las gradualmente, desde a primeira infância, para uma vida de genuína piedade, segundo as normas da religião cristã. Pois, como diz o sábio com muitos acertos: "O jovem, que tenha o seu caminho, dele não se apartará, nem depois de ficar velho".

Corolário: A que títulos são batizadas as crianças - Não padece dúvida que as crianças, ao serem batizadas, recebem de fato o sacramento da fé, não por que creiam por ato pessoal de sua inteligência, mas porque são assistidas pela fé do próprios pais, se estes forem cristãos; em todo caso, pela fé de toda a agremiação dos santos se assim quisermos afirmar com Santo Agostinho.

Na verdade, podemos dizer que as crianças são levadas ao Batismo por todos aqueles que desejam vê-las batizadas, e que por sua caridade ajudam a serem admitidas na comunhão do Espírito Santo.

Época de batizar as crianças: Sendo assim, é preciso exortar seriamente os fiéis a levarem seus filhinhos a igreja, logo que possam fazê-lo sem perigo, para ali receberem o Batismo solene.

Para as crianças, o único meio de salvação é a administração do Batismo. Compreende-se, pois, que grave é a culpa de quem as deixa sem a graça deste sacramento, por mais tempo do que seja extritamente necessário. O motivo principal é que, neste período precário, a vida da criança fica exposta a uma infinidade  de perigos.

(Fonte: Catecismo Romano - Editora Vozes - 1960)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS