Catecismo Romano: Batismo de adulto



Batismo de adultos

Manda a praxe antiga da Igreja que se proceda de outra maneira com pessoas adultas, já em pleno uso da razão, mormente com pessoas oriundas de pais infiéis.

Em primeiro lugar, é preciso explicar-lhes as verdades cristãs. Com todo carinho, devemos depois exortá-las a abraçarem a fé.

a)Durante certo tempo... Desde que façam tenção de se converter a Deus Nosso Senhor, cumpre advertir-lhes não dilatem a recepção do sacramento, além do tempo prescrito pela Igreja. Pois está escrito: "Não tardes em converter-se ao Senhor, e não deixes de dia para dia a tua conversão.

Devemos, portanto, explicar-lhes que a perfeita conversão consiste na regeneração pelo Batismo. Quanto mais demorarem o Batismo, tanto mais tempo ficarão privados do uso e do efeito dos outros sacramentos, pelos quais se mantém a Religião Cristã. Sem o Batismo, ninguém está em condições de recebê-los.

Privam-se, ainda por cima, do fruto principal que recebemos do próprio Batismo. A água batismal não só lava e remove inteiramente as nódoas e impurezas de todos os pecados anteriores, mas também nos reveste da graça divina, com o auxílio da qual podemos dali por diante evitar a prevaricação, e persistir na justiça e na inocência. Ora, todos reconhecem que nisso precisamente se resume a vida cristã.

b) Mas com alguma demora... Sem embargos, a Igreja nunca teve por costume conferir o Batismo sem mais delongas, quando se tratava de tais pessoas. Pelo contrário, determinava, até que o diferissem por certo espaço de tempo.

Essa demora, porém, não envolve o mesmo perigo que ameaça as crianças pequenas, como dizíamos a pouco. Tratando-se de pessoas já em uso da razão, a firme vontade de receber o Batismo, unida aos arrependimento das faltas da vida anterior, sobrevier algum acidente repentino, que as impeça de receber a ablução sacramental.

c)Para melhor seleção... De outro lado, essa dilação acarreta muitas vantagens. Antes de tudo, porque a Igreja deve tomar todas as precauções, para que ninguém receba este sacramento por disfarce ou por hipocrisia.

A demora permite-lhe averiguar melhor as intenções do batizado. Por isso, lemos nos antigos Concílios uma disposição, segundo a qual os judeus, desejosos de abraçar a fé católica, deviam fazer alguns meses de catecumenato, antes de serem admitidos à regeneração do Batismo.

d) Para melhor instrução: Em segundo lugar, porque assim os catecúmenos adquirem uma noção mais nítida da fé que vão professar, e de todas as leis e normas que regem a vida cristã.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS