Catecismo Romano: O Batismo em más disposições


O Batismo em más disposições: 

Outra consideração. Não é licito baldar o uso de alguma coisa, que tenha relação com Cristo e Sua Igreja. Ora, quando à graça da justificação, é claro que o Batismo não terá nenhum valor para quem se propõe a "viver segundo a carne, e não segundo O espirito" (Romano 8, 4 ss).

Quanto ao valor do Sacramento, não pode haver dúvida alguma. A pessoa [mal disposta] recebe o caráter sacramental, contanto que, ao ser batizada na forma prescrita, tenha a intenção de receber o [Sacramento] que a Igreja administra.

Por esse motivo, respondeu o Príncipe dos Apóstolos àquela grande multidão de homens, que, "cheios de compunção" - como diz a Escritura - lhe perguntavam, a ele e aos Apóstolos, o que deveriam fazer: "Obrai penitencia, e cada um de vós seja batizado" (Atos 2,37). Noutra ocasião, disse-lhes: "Arrependei-vos, e convertei-vos, para que sejam perdoados os vossos pecados"(Atos 3,19).

Na epístola aos Romanos, São Paulo também diz, de maneira positiva, que todo aquele que recebe o Batismo, deve absolutamente morrer ao pecado. Admoesta-nos, por conseguinte, a não entregarmos "nossos membros ao pecado, como instrumentos de iniquidade"(Romanos 6,12), mas a consagrarmo-nos a Deus, "como tais que da morte tornaram à vida"(Romanos 6,13).

Consequências para a vida cristã

Pela assídua meditação destas verdades, os fiéis hão de mover-se, antes de tudo, a admirar profundamente a infinita bondade de Deus, que nos outorgou o Batismo, esse dom tão singular quão divino, sem nenhum merecimento de nossa parte, mas só por um efeito de Sua misericórdia.

Ainda mais. Quando lhes calar bem no espirita quão longe de qualquer culpa devem manter-se, em sua vida, aqueles que foram agraciados de tão grande beneficio, os fiéis não deixarão de reconhecer que o primordial dever do cristão é levar, todos os dias, uma vida tão santa e temente a Deus, como se cada dia acabassem de receber a graça sacramental do Batismo.

Ora, para atear no coração dos fiéis este amor à verdadeira piedade, não há meio mais eficaz do que explicarem os pastores, Com toda a diligência, quais são os efeitos do Batismo.

(Fonte: Catecismo da Igreja Católica - 1962 - Ed. Vozes)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS