14 de Fevereiro - São Valentin, Presbítero e Mártir

A voz popular fez deste santo o padroeiro dos namorados, possivelmente porque no tempo em que viveu São Valentino, a religião cristã estava muito perseguida e os pares se casavam as escondidas com o ritual da igreja. Alguns crêem que é uma festa cristianizada do paganismo, já que na antiga Roma se realizada a adoração do deus do amor cujo nome era Eros, a quem muitos passaram a chamar de Cupido.


Na Inglaterra nos séculos XVII, a festa de São Valentino era onde se escolhiam os casais para formarem um par. Seja como for, São Valentino é o padroeiro dos enamorados e de todas aquelas pessoas que querem ter uma amigo ou um amiga para acompanha-la ao cinema e também para formar uma família e serem felizes.

São Valentino goza de imensa popularidade nos países de língua inglesa.


Nos Estados Unidos, Inglaterra e grande parte da Europa a sua festa é celebrada no dia 14 de fevereiro, e nos grandes centros comerciais, ao estilo do Natal, se faz uma semana de festa e de compras de todos os produtos relacionados com o namoro e noivado.

Quem foi São Valentino?

Era um sacerdote e nasceu em Roma nos meados do seculo III e gozou de grande prestigio naquela cidade até que o Imperador Cláudio II o convidou ao seu palácio para saber o porque de sua fama. Segundo a tradição São Valentino aproveitou aquela ocasião para fazer uma bonita e convincente propaganda da religião cristã e convencer ao Imperador Cláudio que seguisse os passos de Jesus. Embora em principio, Cláudio II se sentisse atraído por aquela religião, que os mesmos romanos perseguiam, os soldados do Governador de Roma, Calpurnio o obrigaram a desistir e organizaram uma campanha contra o nosso querido santo. Cláudio não teve outra saída a não ser voltar atras e mandar que Calpurnio o processasse .



Mas quem levaria a cabo aquela missão seria o lugar tenente do governador , um homem de nome Austérius. Quando São Valentino foi levado ante ele, este zombou da religião cristã, e pôs a prova a fé de São Valentino, perguntando a ele se poderia devolver a visão a sua filha cega de nascença. São Valentino aceitou o desafio e em nome do Senhor fez o prodígio e Austérius e toda a sua família se converteram ao cristianismo, mas São Valentino não se salvou do martírio já que, temendo uma rebelião do exército, o imperador mandou que o executassem, isto no ano de 270.

As relíquias de São Valentino estão atualmente na Basílica de São Valentino situada na cidade de Terni, Itália.

Sua festa é celebrada no dia 14 de fevereiro que também se celebra em todo o mundo o dia dos namorados. Neste dia, naquele templo, é celebrado um ato de compromisso dos casais que querem se unir em matrimonio no ano seguinte.

Ele é tambem padroeiro e protetor :



•Casais
•Contra eplepsia
•Contra desmaios
•Contra a variola
•Protetor dos apiaristas
•Noivos
•Casamentos felizes
•Amor




Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/sao_valentino.htm

Obs. Na Folha de São Paulo Online em 14/02/2007 foi publicada uma matéria em que se questionava a real existência de São Valentim. A matéria apresenta inúmeras lacunas e demonstra a real ignorância dos que trabalham em meios de comunicação, principalmente dos grandes órgãos de mídia. São Valentim foi retirado do calendário OBRIGATÓRIO dos santos celebrados em fevereiro não porque a Igreja duvida de sua identidade ou de até mesmo de sua existência, mas sim porque o Papa Paulo VI no Concílio Vaticano II achou mais prudente retirar os santos que se tem poucos dados ou informações para evitar especulações por parte de historiadores anti-católicos. Porém, na realidade ele provocou o efeito contrário. Devemos ter muito cuidade ao ler o que a impressa publica em seus jornais, revistas e outros meios sobre assuntos diversos e principalmente sobre a Igreja.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS