Semana Eucarística 2014: A Eucaristia e os Santos



"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim." (Jo 6,54-57)

Hoje vamos contar um pouco a história de pessoas que viveram de forma extraordinária, alimentando-se apenas do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo:


BEATA ANNE CATHERINE EMMERICH (08/09/1774~09/02/1824)

Considerada por muitos como talvez a maior de todas as místicas, esta religiosa agostiniana, nascida em Flamske, Westfália, Alemanha, tinha o uso da razão desde o seu nascimento e pode entender o Latim litúrgico desde a sua primeira Missa na tenra idade. Viveu seus últimos 12 anos somente da Santa Eucaristia e um pouco de água. Possuía o dom da profecia, lia os corações, e via em detalhes os fatos da fé Católica. Em 1802  recebeu os estigmas da coroa de espinhos de Jesus, tendo sido contemplada com todos os outros estigmas a partir de 1812.

STA. LIDWINA SCHIEDAM (18/04/1380~14/04/1433)

Holandesa. Seu pai era um nobre empobrecido e sua mãe, plebéia. Já na tenra idade Ludwina mostrava grande devoção à Nossa Senhora de Schiedam. Ferida num acidente de patinação de gelo aos 16 anos, a sua costela fraturada causou gangrena que teve que suportar por décadas. Visionária, os milagres aconteciam próximos ao seu leito. Algumas vezes foi acusada de estar possessa e examinada pelos sacerdotes. A sua última visão foi de Cristo administrando-lhe os últimos Sacramentos. Conta-se que o seu único alimento nos seus últimos 19 anos era a Sagrada Eucaristia. Canonizada em 14 de março de 1890 pelo Papa Leão XIII. A sua biografia foi escrita pelo S. Tomás A Kempis.

STO. NICHOLAS von FLUE (1417-1487)

Casado com Dorothea Wissling, pai de 10 filhos, embora leigo, atuou como um verdadeiro mediador de Deus no caso da deposição do Papa Eugênio IV em 1439 pelos cardeais rebeldes que elegeram o anti-papa Felipe V. Aos 50 anos, com o consentimento da esposa e dos filhos recebeu permissão especial para se tornar eremita, e passou 19 anos alimentando-se somente da Sagrada Eucaristia em reparação a tudo que se cometia contra a Santa Igreja Católica. Canonizado em 1947. Memorial em 21 de março.

SÃO PIO DE PIETRELCINA (25/05/1887~23/09/1968)

Embora não haja nenhuma citação específica a respeito da INÉDIA que praticava, alimentava-se muito pouco e, segundo uma história que se conta, ao ser perguntado por que comia tão pouco, teria respondido que ele emagrecia quando comia...

BEM-AVENTURADA  ALPAIS DE CUDOT (+1211)

Camponesa pobre, nascida em Cudot, Sens, França, viveu presa ao leito por causa da lepra. Assistia às Missas num cubículo especialmente preparado para ela. Por muitos anos viveu somente da Comunhão. Foi conselheira da Rainha Adela da França e na hora da sua morte foi milagrosamente curada pela intercessão da Nossa Senhora. Beatificada em 1874 pelo Papa Pio IX.


SANTA ANGELA DE FOLIGNO

Nasceu em 1248, numa família abastada, não-cristã. Casou-se e teve vários filhos. Viveu de forma irresponsável e sacrílega. Converteu-se e se tornou franciscana terciária. Após a morte do marido e dos filhos, se voltou a Deus em penitência e liderou um grupo de outras terciárias. Faleceu em 4 de janeiro de 1309. Foi beatificada em 1693. Visionária e mística.

S. MAXIMILIANO MARIA KOLBE


Pe. Kolbe morreu no campo nazista de Auschwitz em 14 de agosto de 1941, após ser deixado no "bunker" para morrer de inanição por mais de duas semanas, tomando o lugar de um jovem soldado, pai de família. Os nazistas vendo que ele surpreendentemente resistia apesar de nenhuma alimentação, aplicaram-lhe uma injeção letal. Assim como S. Estanislau Kotska, S. Maximiliano foi elevado ao Céu para participar da Festa da Assunção da Nossa Senhora...

S. PAULO O HEREMITA OU DE TEBAS

Nasceu em 230, numa família cristã de classe alta. Foi bem-educado. Seus pais faleceram quando ele tinha 15 anos. Fugiu para o deserto para escapar da perseguição de Decius e das maquinações dos parentes que cobiçavam os seus bens. Permaneceu ali o resto dos seus 112 anos, vivendo somente de frutas e água, vestindo-se de folhas e em oração constante. Conheceu e conviveu com Sto. Antonio o Abade. A sua biografia foi escrita pelo S. Jerônimo. Faleceu em 5 de janeiro de 342.

STA. MARIA MADALENA DE PAZZI

Nascida em 1566 na Florença, como Catarina, numa família religiosa, foi enviada ao convento inicialmente aos 14 anos. Porém, foi chamada de volta à família desejosa de que ela se casasse. Esta, entretanto, foi persuadida da sua firme convicção de se entregar inteiramente a Deus e, Catarina pôde ingressar na Ordem dos Carmelitas Descalços aos 16 anos. Levou uma vida oculta de oração e negação de si, rezando particularmente pela renovação da Igreja e encorajando as irmãs à santidade. A sua vida foi marcada por inúmeras graças extraordinárias. Faleceu em 25 de maio de 1607. Mística.

"Vinde, Espírito Santo. Espírito da verdade, sois recompensa dos santos, confortador das almas, luz das trevas, riqueza dos pobres, tesouro dos amantes, alimento para a fome, conforto para os que vagam; em suma, sois aquele em que todo o tesouro está contido.

Vinde! Como descestes sobre Maria para que o Verbo se fizesse carne, agí em nós através da graça como agistes nela pela natureza e graça.

Vinde! Alimento de todo pensamento são, fonte de toda a misericórdia, a soma de toda a pureza.

Vinde! Consumai em nós tudo que nos obstrui ser consumido em Vós."

(dos escritos de Sta. Maria Madalena de Pazzi)

"Uma gotícula da simples obediência vale um milhão de vezes mais que um vaso cheio de contemplação escolhida." 


STA. CATARINA DE SENA


Conta-se que Sta. Catarina, após ingressar na vida religiosa, só se alimentava da Sagrada Eucaristia. 

Fonte: Fim dos Tempos

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS