Teologia Ascética e Mística: Do aumento da vida cristã pelos sacramentos


Não é somente pelos atos meritórios, praticados a cada instante, que podemos crescer em graça e perfeição: é ainda pela recepção frequente dos Sacramentos. Sinais sensíveis instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, os sacramentos significam e produzem a graça em nossas almas. Sabendo-se como o homem se deixa tomar pelas coisas exteriores, quis Deus, em sua infinita bondade, tonar a graça dependente de objetos e ações visíveis. É de fé que os sacramentos contém a graça que significam e conferem a todos quantos lhes não pões óbice; e isto, não unicamente em virtude das disposições do sujeito, senão ex opere operato, como causas instrumentais da graça, sendo sempre, evidentemente, Deus a causa principal, e Jesus a causa meritória.

Cada sacramento produz além da graça habitual ordinária, uma graça que se chama sacramental, ou própria deste sacramento. Esta não é especificamente distinta da primeira, mas acrescenta-lhe, segundo Santo Tomás e a sua escola, um vigor especial, destinados a produzir efeitos em relação com cada um dos sacramentos; ou, em todo caso, segundo a doutrina universal, confere um direito a graças atuais especiais, que serão conferidas em tempo oportuno, para se cumprirem mais facilmente os deveres impostos pela recepção do sacramento. Assim, por exemplo, o sacramento da Confirmação dá-nos direitos de receber graças espirituais atuais de fortaleza sobrenatural, para lutarmos contra o respeito humano e confessarmos a fé diante de todos e contra todos.

Quatro coisas nos merecem especial atenção: 1º a graça sacramental própria de cada um dos sete sacramentos; 2º as disposições necessárias para melhor nos aproveitarmos deles; 3º as disposições especiais para o sacramento da penitência; 4º as que se requerem para o sacramento da Santíssima Eucaristia. 

(Fonte: Compêndio de Teologia e Ascética e Mística - AD. Tanquerey - 1961)

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS