29 de Dezembro - São Tomás de Cantuária, Bispo e Mártir (OITAVA DO NATAL)







Duples - Paramentos vermelhos

Se a 29 de Dezembro for Domingo, diz-se a Missa do Domingo dentro da oitava do Natal, com comemoração de São Tomás e da Oitava do Natal.

Ao mesmo tempo que nos manifesta a filiação divina do Menino do presépio, o Tempo do Natal mostra-nos também que essa criancinha é sacerdote, pois foi ungido com unção da divindade. Consistiu o seu sacerdócio em oferecer a vida para salvar as almas e em defender dessa maneira os direitos divinos da Igreja que Ele veio fundar. 

A festa de São Tomás Becket mostra-nos como este santo, participando, como bispo de Cantuária, da divindade de Cristo sacerdote, soube defender, como o bom pastor, as suas ovelhas do lobo. O rei Henrique II da Inglaterra queria que ele sancionasse costumes contrários à liberdade da Igreja. Mas, São Tomás, sabendo que tornar esta sociedade divina dependente do poder secular seria atentar contra a própria constituição, declarando que o "Sacerdote Jesus Cristo sofreria de boa vontade a morte para defender a Igreja de Deus". Assim, foi assassinado na sua catedral por soldados do Rei no dia 29 de Dezembro de 1170.

Contra os que procuram escravizar a Igreja não empreguemos nem as artimanhas da política, nem as forças das armas, mas a exemplo deste glorioso santo, "caído pela Igreja sob a espada dos iníquos" (oração) saibamos resistir, de frente, com a força que nos é dá a defesa dos direitos de Deus.

Epístola

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus (5, 1-6): Irmãos, todo o Pontífice tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens, naquelas coisas que se referem a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; o qual se possa condoer daqueles que ignoram e erram; porque ele também  está cercado de enfermidade; e por isso deve, tanto pelo povo como também por si mesmo, oferecer sacrifícios pelo pecados. E nenhum se arroga esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Araão. Assim Cristo também não se glorificou a Si mesmo para se fazer pontífice, mas foi glorificado por Aquele que lhe disse: Tu és meu filho, Eu hoje te gerei. Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamento segundo a ordem de Melquisedeque.  

Evangelho

Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (10, 11-16): Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Porém, o mercenário e o que não é pastor, de quem não são próprias as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge; e o lobo arrebata e faz desgarrar as ovelhas. O mercenário foge porque é mercenário, e porque não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor e conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me. Como o pai me conhece assim eu conheço o Pai; eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho também outras ovelhas que não são deste aprisco; e importa que Eu as traga, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 

Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.


Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS