02 DE FEVEREIRO - FESTA DA PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA - IN PURIFICATIONE B. MARIAE VIRGINIS












Elias, O Profeta

A festa de hoje celebra ao mesmo tempo a apresentação do Senhor no templo de Jerusalém como também a Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias depois do Natal do Senhor. Pretende-se pois, pelo duplo objetivo que encerra os mistérios da Epifania e do Natal, de que ainda se sente alegria envolvente. É uma festa de luz e por duplo motivo: Primeiro pela profecia do velho Simeão, que ao receber no templo o Salvador o "saudou como a luz que vinha iluminar os povos", e em segundo lugar porque é a festa das candeias. A procissão das velas, suprimida noutras festas da Virgem, conservou-se nesta para evocar a manifestação de Cristo, Luz do Mundo. Os cânticos da procissão da missa celebram a apresentação do Senhor no Templo. É o tema que domina a festa sem excluir no entanto o pensamento da Senhora, que surge e se mistura por toda a parte. Esta é das mais antigas se não for realmente a mais antiga festa mariana.

Sendo esta a festa que encerra o ciclo do natal e da Epifania, em muitos países do mundo, tradicionalmente é o dia de guardar o presépio e os demais enfeites natalinos.



Epístola

Leitura do profeta Malaquias (3, 1-4): Eis o que diz o Senhor Deus: Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem - diz o Senhor dos exércitos. Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.



Evangelho do Dia:

Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (2, 22-32): Naquele tempo: Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2);
e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.
Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra.
Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos,
como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel.

 Hoje é celebrado em todo o mundo diversas festas em honra de Nossa Senhora
Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora das Candeias

Nossa Senhora das Candelária


Nossa Senhora da Luz


Noss Senhora da Lampadosa
Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Comentários

POSTAGENS MAIS ANTIGAS